5 Coisas que Teria Gostado de Saber Antes de Começar a Minha Dieta
Estes são os conselhos que eu gostava de enviar numa cápsula do tempo para mim própria quando estava a começar a perder peso.
1. Começa por medir o teu corpo
Regista o teu peso e medidas da cintura, ancas, pernas e peito. Se tiveres acesso a instrumentos que meçam o nível de gordura corporal, regista também esse valor. Tira uma foto de corpo inteiro onde se possa ver bem a tua condição física (em bikini, por exemplo). Repete todos os meses (ou a cada duas semanas) e compara os resultados.
Eu só comecei a apontar as minhas medidas quando já tinha perdido cerca de 7 quilos. O meu corpo já estava bastante diferente e agora não posso ver o verdadeiro impacto da minha mudança.
Regista o teu estado e especialmente a foto. Enquanto que as medições são apenas números, uma foto dá uma avaliação imediata dos resultados. Não te acanhes em tirar uma foto do teu corpo. Pode parecer indesejável agora, mas quando atingires o teu objectivo vais olhar para aquela foto com o mesmo orgulho que o Neil Armstrong sentiu quando pôs os pés na lua.
2. Aprende tudo o que puderes sobre comida
Quando comecei a perder peso eu comia muito pouca variedade e quantidade de alimentos. Agora como mais e melhor. Sei que, porque faço exercício físico, preciso comer mais proteínas para ajudar a recuperação e crescimento dos músculos. Sei escolher os hidratos de carbono certos para ter energia suficiente todos os dias. E como muitos mais vegetais e fruta.
3. Comer é algo positivo
Come o que gostas. Escolhe especificamente as receitas e alimentos que se enquadram no teu objectivo de perder peso e que ao mesmo tempo te dão prazer em comer. Isto é muito importante, se escolheres comidas que não gostas, cada vez que chega a hora da refeição vai um momento de desgosto e obrigação. Isto não é sustentável a longo prazo.
Nunca comas coisas que detestas só porque "são saudáveis". Eu não como bróculos e sei muito bem que são super saudáveis. Detesto bróculos, detesto o sabor dos bróculos, detesto o cheiro dos bróculos. Não como bróculos. Há uma grande variedade de outros vegetais que gosto e que me dão prazer em comer.
Isto não deve significar, no entanto, que se devem descartar logo todos os alimentos que não nos agradam. Também aprendi a gostar de muitos alimentos de que não gostava. Experimentem tudo, pelo menos uma vez.
4. Vais falhar, várias vezes.
Vão haver dias em que vais ter de comer aquela fatia de bolo de chocolate. Não faz mal.
Vais ter que ir a uma festa onde é impossível resistir aos fritos, aos doces e aos refrigerantes. Não faz mal.
O que é importante é recomeçar o esforço no dia seguinte, ou na refeição seguinte. A alimentação e o exercício físico que fazes em 90% do tempo é que vai ditar a tua condição física.
Não vai ser uma fatia de bolo que vai estragar todo o esforço de uma semana a fazer uma hora de exercício por dia e a comer bem. Mas o efeito psicológico daquela fatia pode fazer-te duvidar da tua capacidade em chegar ao teu objectivo. Não deixes que isso aconteça!
5. Emagrecer não é um destino, é um caminho
Nunca ouviram alguém dizer: "Se fosse magra podia comer o que eu quisesse"? Se comerem o que quiserem não vão ser magras.
Perder peso não é algo que vá demorar 2 meses e depois podes fazer o que quiseres e vais ter sempre o corpo perfeito. Vais ter que fazer isto para o resto da vida para manter um corpo saudável.
É difícil de ouvir. Não soa tão bem como "Toma estas pastilhas e podes perder 20 quilos em 1 semana enquanto comes tudo o que quiseres". Mas é a verdade.