O maior erro que pode cometer na seia de Natal (e como evitá-lo)
A seia de Natal é possivelmente a maior refeição do ano para as famílias portuguesas. Mas mais do que uma refeição, é a altura do ano em que aproveitamos a companhia daqueles de quem gostamos, trocamos presentes e revemos aqueles familiares mais distantes. Tudo isto enquanto comemos uma refeição farta que é o ponto de união e partilha de todos os que se reúnem. É tão importante partilhar das iguarias como é importante estar presente.
Se estar a contar calorias e a controlar o que come no Natal não a permitir aproveitar este momento ao máximo, se for tirar prazer, nem que seja um bocadinho, à experiência de passar o Natal em família então não o faça.
Se fazer dieta no dia de Natal a fizer sentir infeliz e à parte da festa, então o melhor é não fazer dieta.
Porque é um erro fazer dieta no Natal
Algo que aprendi com o tempo é que a perda de peso para ser sustentável e permanente tem de ser uma experiência positiva.
A sua dieta tem que ser algo que lhe trás coisas boas: uma vida mais saudável, um corpo em forma, equilíbrio físico e psicológico. A sua dieta não pode ser o papão que lhe roubou o Natal!
Não aproveitar relaxadamente dos momentos em que fazemos memórias em família vai faze-la associar à sua dieta muitos sentimentos negativos. Para perder peso está a negar a si própria um momento de alegria em família e isso nunca é bom.
Faça o esforço o resto do ano para que nestes dias possa desfrutar sem culpas nem preocupações.
Se contarmos apenas os almoços e jantares de todo o ano, a seia de Natal representa 0.14% de tudo o que come durante o ano. 0.14% é uma gota num oceano!
Desde que mantenha o seu regime ao longo do resto do ano, comer o que quiser no Natal não vai ter impacto absolutamente nenhum.
E o oposto também é verdade, se não fizer um regime certinho o resto do ano, não vai ser no Natal que vai mudar alguma coisa.
Quando deve fazer dieta no Natal
Não me entenda mal, se cortar calorias no Natal é algo que quer fazer então tanto melhor.
Comer demais trás consigo uma dose de culpa que poderá por em causa a continuação da sua dieta. Se se sente mais confiante ao cortar nas calorias, faça-o.
Se está no início da dieta e acha que comer demais vai descarrilar todo o processo, e manter a dieta é mais importante para si neste momento, então não perca os seus objectivos.
Conclusão
Ao longo desta época natalícia eu dei-lhe várias dicas e receitas para fazer dieta neste Natal. Use-as, se isso tornar o seu dia melhor.
Lembre-se que está a fazer dieta para melhorar a sua qualidade de vida, e ter qualidade de vida também significa aproveitar as coisas boas que ela tem para nos dar.
O Natal é um dia no ano, aproveite-o da maneira que for melhor para si.
Feliz Natal, Filipa
Fonte das imagens: presta