O maior erro que pode cometer na seia de Natal (e como evitá-lo)

2013/12/23

A seia de Natal é possivelmente a maior refeição do ano para as famílias portuguesas. Mas mais do que uma refeição, é a altura do ano em que aproveitamos a companhia daqueles de quem gostamos, trocamos presentes e revemos aqueles familiares mais distantes. Tudo isto enquanto comemos uma refeição farta que é o ponto de união e partilha de todos os que se reúnem. É tão importante partilhar das iguarias como é importante estar presente.

Se estar a contar calorias e a controlar o que come no Natal não a permitir aproveitar este momento ao máximo, se for tirar prazer, nem que seja um bocadinho, à experiência de passar o Natal em família então não o faça.

Se fazer dieta no dia de Natal a fizer sentir infeliz e à parte da festa, então o melhor é não fazer dieta.

Porque é um erro fazer dieta no Natal

Algo que aprendi com o tempo é que a perda de peso para ser sustentável e permanente tem de ser uma experiência positiva.

A sua dieta tem que ser algo que lhe trás coisas boas: uma vida mais saudável, um corpo em forma, equilíbrio físico e psicológico. A sua dieta não pode ser o papão que lhe roubou o Natal!

Não aproveitar relaxadamente dos momentos em que fazemos memórias em família vai faze-la associar à sua dieta muitos sentimentos negativos. Para perder peso está a negar a si própria um momento de alegria em família e isso nunca é bom.

Faça o esforço o resto do ano para que nestes dias possa desfrutar sem culpas nem preocupações.

Se contarmos apenas os almoços e jantares de todo o ano, a seia de Natal representa 0.14% de tudo o que come durante o ano. 0.14% é uma gota num oceano!

Desde que mantenha o seu regime ao longo do resto do ano, comer o que quiser no Natal não vai ter impacto absolutamente nenhum.

E o oposto também é verdade, se não fizer um regime certinho o resto do ano, não vai ser no Natal que vai mudar alguma coisa.

Quando deve fazer dieta no Natal

Não me entenda mal, se cortar calorias no Natal é algo que quer fazer então tanto melhor.

Comer demais trás consigo uma dose de culpa que poderá por em causa a continuação da sua dieta. Se se sente mais confiante ao cortar nas calorias, faça-o.

Se está no início da dieta e acha que comer demais vai descarrilar todo o processo, e manter a dieta é mais importante para si neste momento, então não perca os seus objectivos.

Conclusão

Ao longo desta época natalícia eu dei-lhe várias dicas e receitas para fazer dieta neste Natal. Use-as, se isso tornar o seu dia melhor.

Lembre-se que está a fazer dieta para melhorar a sua qualidade de vida, e ter qualidade de vida também significa aproveitar as coisas boas que ela tem para nos dar.

O Natal é um dia no ano, aproveite-o da maneira que for melhor para si.

Feliz Natal, Filipa

Fonte das imagens: presta

Artigos Relacionados

Evite os quilos extra no Natal fazendo exercício extra no dia anterior

Evite os quilos extra no Natal fazendo exercício extra no dia anterior

Natal: Um Guia de Sobrevivência

Natal: Um Guia de Sobrevivência

Porque comemos demais no Natal e como evitá-lo

Porque comemos demais no Natal e como evitá-lo

5 Verdades Sobre a Celulite

5 Verdades Sobre a Celulite

P&R: "Consegui perder 40kg mas agora estou a perder o controlo "

P&R: "Consegui perder 40kg mas agora estou a perder o controlo "

11 mentiras que dizemos a nós próprias e que nos impedem de perder peso

11 mentiras que dizemos a nós próprias e que nos impedem de perder peso