Como congelar claras de ovo
Um dos excedentes de Natal em minha casa são as claras de ovo. Fazem-se doces à base de gemas e depois as tristes claras são postas de lado. Como não sou adepta do desperdício, tive que arranjar forma de não mandar as claras para o lixo e descobri que se podem congelar com muito sucesso.
As claras congelam muito bem, separo-as em porções antes de congelar para um uso mais fácil. Podem ser depois usadas para merengues, omeletes, bolos, etc.
Como congelar as claras
Coloque as gemas num jarro ou medidor em que seja fácil verter líquidos. Verta-as para um saco de gelo ou cuvete, para poder usar em porções.
Se usar uma cuvete de gelo, verta as claras para cada secção. Se usar um saco, insira um funil na entrada do saco e verta lentamente as claras para dentro do saco e feche.
Leve ao congelador.
Algumas dicas
- Porções. Uma clara de ovo corresponde aproximadamente a 2 cubos.
- Reutilize a cuvete. Após congelados, transfira os cubos para um saco.
- Conservação. As claras podem ser guardadas no congelador até 12 meses (fonte: Departamento Americano de Agricultura).
- Perdidos e achados. Não confunda as claras com outros cubos que tenha no congelador. Use uma etiqueta (ou caneta de acetato) com a identificação e a data de congelação (veja ponto anterior).
- Odores. Para evitar a mistura de cheiros, prefiro usar um saco do que uma cuvete.
- Descongelação. No frigorífico durante algumas horas. Por exemplo, durante a noite.
- Bactérias. A congelação não mata quaisquer bactérias que os ovos possam ter. Certifique-se de que cozinha as claras apropriadamente.