Concretize a sua resolução de Ano Novo: Perca peso (em 3 passos simples)

2014/01/02

Perder peso está no top de resoluções mais desejadas todos os anos. Todos os anos milhares de pessoas em todo o mundo sonham em atingir o corpo perfeito enquanto tocam as 12 badaladas, no entanto apenas uma pequena percentagem é que consegue emagrecer definitivamente.

Perder peso e fazer exercício chega mesmo a ser a resolução mais desejada no Ano Novo. Vejam estas fontes: a Universidade de Scranton, o site do governo dos EUA, os leitores do Huffington Post, um inquérito reportado pelo Daily Mail.

Porque é tão difícil manter a promessa?

Porque é tão difícil cumprir este desejo de Ano Novo? A motivação do inicio de um novo ano deveria dar o impulso necessário à mudança de hábitos. Mas raramente é esse o caso. Uma semana depois do Ano Novo, já estamos de volta aos hábitos antigos.

O problema das resoluções de ano novo são a sua inexactidão. Perder peso é um conceito tão vago que antes de darmos por isso já voltamos à rotina antiga sem termos feito nada para atingir os nossos objectivos. "Perder peso" não indica as acções exactas que temos que fazer para atingir a perda de peso. E assim o tempo vai passando sem sabermos exactamente o que fazer. Acabamos por não fazer nada e para o ano voltamos ao mesmo.

3 passos para o sucesso

1. Foque a sua atenção em objectivos concretos

Em vez de desejarmos um objectivo vago devemos comprometer-nos com acções simples e concretas. Por exemplo:

Em vez de prometer "fazer exercício" este ano, resolva:

  • Inscrever-se no ginásio e ir 2 vezes por semana
  • Usar as escadas em vez do elevador
  • Acordar 30 minutos mais cedo para fazer exercício todos os dias
  • Combinar um horário com um amigo para irem correr juntos

Em vez de "perder peso", escolha:

  • Em metade das refeições substituir os hidratos de carbono por vegetais
  • Parar de beber calorias (em refrigerantes, sumos e bebidas alcoólicas)
  • Não petiscar entre as refeições
  • Substituir os doces à sobremesa por fruta

Isto são acções simples e únicas que são fáceis de executar. "Perder peso" ou "fazer exercício" são acções complexas que podem ser feitas de muitas maneiras diferentes, e aí não sabemos por onde começar.

Escolha objectivos simples, claros e realistas. Tem que ser algo que possa incluir na sua rotina. Pensar em inscrever-se no ginásio quando está desempregado pode não ser o objectivo ideal para si.

2. Crie metas para o seu progresso

Voçê quer perder peso... mas quanto peso? E em quanto tempo?

Divida o seu objectivo em pequenas metas intermédias, assim uma tarefa que parece complicada torna-se mais simples. Esteja sempre em cima do seu progresso e faça as alterações necessárias quando estiver a sair do bom caminho.

Crie metas periódicas, mensais, de 2 em 2, ou 3 em 3 meses. Assim terá sempre um novo objectivo em mira. Não se esqueça que estas metas também devem ser realistas, perder 50 quilos em 2 meses é sobre-humano.

Alguns exemplos de metas:

  • A cada mês correr mais 200 metros do que no mês anterior (no mesmo tempo)
  • Perder 2kg por mês
  • A cada mês introduzir uma nova alteração de hábitos. Pode começar por cortar nos refrigerantes, no mês seguinte nos doces, depois nos fritos, etc.

3. Crie acções diárias

Faça algo todos os dias que a ajude a chegar ao seu objectivo. Por muito pequena que seja a sua tarefa diária vai coloca-la mais próxima do seu objectivo. Para além de estar a dar pequenos passos no caminho certo, ao completar uma tarefa todos os dias vai manter-se motivada e sempre consciente do objectivo final.

Em resumo

Em vez de objectivos vagos e incertos crie acções simples, preferencialmente, que possa executar diariamente. Não se esqueça de controlar o seu progresso com metas intermédias, para ir no ritmo certo até á meta final.

Perder peso não é difícil. Com objectivos realistas e alterações sustentáveis nos seu hábitos, pode emagrecer com prazer.

Fonte das imagens:

Artigos Relacionados

5 Verdades Sobre a Celulite

5 Verdades Sobre a Celulite

P&R: "Consegui perder 40kg mas agora estou a perder o controlo "

P&R: "Consegui perder 40kg mas agora estou a perder o controlo "

11 mentiras que dizemos a nós próprias e que nos impedem de perder peso

11 mentiras que dizemos a nós próprias e que nos impedem de perder peso

P&R: "Peso 90kg. Já tentei tudo mas não consigo emagrecer."

P&R: "Peso 90kg. Já tentei tudo mas não consigo emagrecer."

P&R: "Tenho que perder peso mas não tenho motivação. O que faço?"

P&R: "Tenho que perder peso mas não tenho motivação. O que faço?"

P&R: Perder peso quando a vontade não ajuda

P&R: Perder peso quando a vontade não ajuda