Livro: The 4-Hour Chef

Será que é possível ser um chef em 4 horas?

Esta é a premissa do livro "The 4-Hour Chef" ("O Chef em 4 Horas"), de Tim Ferris.

Bem... não são exactamente 4 horas no sentido mais restrito da coisa. Na verdade são 4 horas por semana durante 2 meses. É só fazer as contas... são 32 horas (fora o tempo de ler o livro, comprar os ingredientes e utensílios necessários). Estou a ser picuinhas, avancemos para o conteúdo livro.

Um guia de aprendizagem com culinária à mistura

O objectivo do Tim Ferriss ao escrever este livro era mostrar como se pode aprender qualquer arte ou oficio a um nível quase profissional em muito pouco tempo. Ele usa a culinária para exemplificar o processo.

Ele faz crer que todo o processo é muito fácil e simples. Mas quem ler o livro com uma pulguinha atrás da orelha, vê como ele teve ao seu dispor vários chefs profissionais para o ensinar, imensos utensílios que cozinha que provavelmente lhe foram oferecidos para serem mencionados no livro e tempo de sobra para cozinhar e experimentar à vontade. O comum dos mortais não têm estas facilidades.

Ele dedica capítulo inteiro a aprender a caçar e a viver em ambiente selvagem e outro a gastronomia molecular. Não me parece que para ser um chef a sério estas coisas sejam necessárias, muito menos para um chef amador (ou alguém que quer aprender a cozinhar) - que é quem vai comprar este livro.

O livro por vezes parece não ter rumo certo ele tanto fala de culinária, como na página a seguir está a falar sobre aprender línguas, aprender a nadar, aprender a surfar, danças de salão, muai tai, etc., etc., etc.. Apenas passei os olhos por muitas das páginas porque o conteúdo não tinha interesse nenhum a nível culinário.

Mesmo assim o livro têm várias dicas interessantes que vos deixo a seguir. Ao nível de receitas, não fiquei impressionada. Apontei 5 ou 6 para experimentar no futuro.

Melhores dicas do livro

Tábua sempre seca. Mantenha sempre a tábua de cortar seca. Seque carne, peixe, vegetais com papel de cozinha antes de entrarem em contacto com a tábua. Uma tábua molhada facilita deslizes que facilitam a perda de um dedo.

Como talhar uma galinha inteira. (clique nas imagens para aumentar)

| Parte 1 | Parte 2 |

Panos molhados vs. tachos quentes. Não use panos molhados para pegar em tachos quentes. A àgua no pano vai começar a aquecer e formar vapor, que pode provocar queimaduras.

Casamentos de ervas aromáticas e proteínas :

  • Peixe + Funcho ou Endro/Aneto
  • Novilho, Porco ou Cabrito + Rosmaninho
  • Cabrito + Hortelã-menta
  • Ovos + Estragão
  • Tomates + Mangericão

Forno a 180°C. Um forno a 180°C é indicado em 90% dos casos. Se a receita não indicar a temperatura, use 180°C.

Essenciais da despensa. Uma lista de produtos que duram "para sempre" na despensa. Eu não dava uso a metade das coisas que ele menciona, mas é interessante de ler.

Essenciais de cozinha. Lista de utensílios de cozinha essenciais, segundo o Tim Ferriss.

Ovos escalfados. Podem ser cozinhados com 1 dia de antecedência. Coloque-os num recipiente fechado e cubra com água gelada. Para re-aquecer, coloque-os em água quase a ferver durante 1 minuto.

Resumos do conteúdo do livro:

Receitas saudáveis

O livro continha algumas receitas interessantes e saudáveis (ou que podiam ser facilmente adaptadas para ficarem light). Seguem-se as que me chamaram mais à atenção.

Osso 'Buko'

Uma versão simplificada do osso buco. Pela sua simplicidade fiquei interessada em experimentar, mas quem testou diz que não é nenhuma maravilha. Talvez ter o trabalho extra de fazer a receita original seja mais recompensante.

Rolo de carne "MLBJ"

Apesar do nome ser para maiores de idade ("MLBJ" - Meat Loaf BJ) a receita parece boa. Rolo de carne recheado com espinafres e queijo de cabra.

Union Square Zucchini

Um acompanhamento saudável, courguete salteada. Veja a receita aqui.

Pontuação

Ficha técnica

  • **Tituloundefined
  • Autor: Tim Ferris
  • Ano: 2012
  • Nr. Páginas: 672

Fonte das imagens:

Artigos Relacionados

Livro: Apetite Saudável de Gordon Ramsay

Livro: Apetite Saudável de Gordon Ramsay

Livro: Legumes sem Desculpas

Livro: Legumes sem Desculpas

Livro: Doces sem Açúcar de José Avillez

Livro: Doces sem Açúcar de José Avillez

4 Dicas para Comer Saudável sem Gastar Muito Dinheiro

4 Dicas para Comer Saudável sem Gastar Muito Dinheiro

Quantos mililitros/gramas tem uma chávena?

Quantos mililitros/gramas tem uma chávena?

Como descongelar rápidamente carne picada

Como descongelar rápidamente carne picada