P&R: Termogénicos bons ou maus?

Hoje estreio uma nova rubrica no site onde respondo às questões de leitores.

Escreve a leitora:

Comecei há cerca de um mês a dieta por isso ainda ando a pesquisar o que devo comer e o que devo evitar. Embora a minha dificuldade em comer os alimentos indicados venha um pouco por ainda viver com os meus pais e tornar-se complicado adaptar as comidas da família à minha alimentação.

Mas este mês já volto a viver sozinha, estudo fora, e espero conseguir controlar melhor a minha alimentação. Já comecei a fazer uma pequena lista de compras para inserir alguns alimentos na minha dieta :D

Já agora, falaram-me de uns comprimidos termogénicos que ajudam a perder peso por aumentarem o metabolismo. Estou com algum receio porque li alguns testemunhos que não se sentiram muito bem e não quero "estragar" a minha saúde. A questão é que alicia-me muito o facto de ajudarem bastante na perda de peso, eu peso 60kg e tenho 1,61m, gostava de perder apenas uns 3/4 kilinhos para me sentir melhor comigo própria, não me sinto gorda mas gostava de perder estes kilinhos a mais. Será que me pode ajudar ?

Obrigada! :D

A principal coisa a ter em conta é escolher um regime que seja sustentável a longo prazo e que encaixe com o seu estilo de vida. Se tiver que fazer um grande esforço de tempo, monetário ou mesmo na alimentação, não vai aguentar as mudanças por muito tempo.

Só alcançamos uma mudança de peso permanente quando fazemos uma mudança de hábitos permanente. O que quero dizer com isto é: se começar a fazer exercício e deixa de fazer quando atingir o seu peso ideal, a gordura vai voltar. É inevitável. O mesmo acontece se mudar drasticamente a sua dieta e depois voltar ao que comia antes.

Também é importante gerirmos as expectativas do que podemos conseguir com os recursos que temos. Mas no seu caso acho que isso não é um problema. Perder 3/4 quilos com a sua altura e peso actual é realista e atingível.

Para não tornar esta resposta muito comprida, escrevi um artigo separado sobre os suplementos termogénicos. Mas resumindo, embora alguns termogénicos causem a perda de gordura, essa perda é quase imperceptível. Leia mais aqui.

A minha filosofia em relação aos suplementos é "se for bom demais para ser verdade, provavelmente não é". No dia em que um medicamento reduzir eficazmente a gordura, esse medicamento vai ser mais famoso do que os Beatles e fazer mais dinheiro do que o Bill Gates. Não vamos ouvir falar dele nas televendas, ou por uma amiga de uma amiga, mas sim a abrir todos os telejornais.

Por último, deixo-lhe uma lista de pequenas alterações práticas que fiz na minha rotina e que funcionaram comigo. Não tem de as usar todas, escolha as que sirvam para o seu dia-a-dia.

  • Redução de porções. Quando não é voçê a cozinhar a única coisa que pode fazer é controlar a porção que come. Isto é especialmente importante para os hidratos de carbono - arroz, batata, massa e pão que são muito calóricos.
  • Elimine/reduza os produtos processados. A maioria das mercearias que compro são carne, peixe, verduras, ovos, leguminosas, fruta e lacticínios. Basicamente aquilo que as nossas avós encontravam na mercearia.
  • Meça sempre o azeite e gordura. É muito fácil abusar das calorias só pelo excesso de gordura que usamos na cozinha. 1 colher de sopa de azeite tem 119 calorias enquanto que 1 maçã = 100 cal, 2 fatias pão de forma sem côdea = 104 cal, 1 iogurte normal de morango = 113cal. Pode ver como é fácil abusar sem dar por isso. O que eu faço? Meço um colher de chá de azeite por pessoa, que é o suficiente para refogados e temperar saladas.
  • Use fruta, queijos e frutos secos nas saladas. Comer vegetais depressa se torna chato. Varie as suas saladas com vegetais diferentes, fruta (maçã, romã, morangos, pêssego grelhado ou fresco, etc), queijos, ou frutos secos sem sal.
  • Corte nos fritos. É cliché, mas é verdade. Pelo mesmo motivo que referi quanto ao azeite, a gordura aumenta MUITO a quantidade de calorias na comida.
  • Planeie as batotas. O fruto proibido é o mais apetecido. Se voçê se proíbe de comer alguma coisa, sabe o que vai passar o tempo todo a pensar? Nessa coisa, e depois é fácil cair em tentação. Planeie 1 ou 2 vezes por semana comer aquilo que lhe dá prazer sem olhar a calorias. Assim sabe que o seu esforço nos outros dias vai ser recompensado.
  • Pequeno-almoço = proteína. O meu pequeno-almoço habitual são 2 ovos e 1 rolinho de queijo e fiambre. Notei que desde que comecei a comer os ovos sinto muito menos vontade de petiscar ao longo do dia, fico muito mais saciada. Pode também optar por outras fontes de proteína como o iogurte.

Fonte das imagens:

Artigos Relacionados

Como Estabilizar o Peso?

Como Estabilizar o Peso?

Como Criar um Plano Alimentar?

Como Criar um Plano Alimentar?

Devo comer Pão ou Ananás?

Devo comer Pão ou Ananás?

P&R: "Que dieta fazer para perder os quilos a mais?"

P&R: "Que dieta fazer para perder os quilos a mais?"

P&R: "Consegui perder 40kg mas agora estou a perder o controlo "

P&R: "Consegui perder 40kg mas agora estou a perder o controlo "

P&R: "Como posso perder os últimos 3kg?"

P&R: "Como posso perder os últimos 3kg?"