Livro: Doces sem Açúcar de José Avillez

Um dos chefs mais famosos em Portugal, José Avillez, publicou em 2008 um livro dedicado aos doces sem açúcar. Eu requisitei-o na biblioteca, passei os meus olhos analíticos por todas as receitas e o que se segue são as minhas impressões sobre o livro.

Neste livro encontram-se 75 receitas de sobremesas sem adição de açúcar. São usados outros adoçantes, como o mel. Mas a estrela principal deste livro é o adoçante Canderel. Aliás, este livro foi feito em parceria com a marca Canderel.

Sinopse do livro:

Quem disse que para manter uma alimentação saudável e uma dieta equilibrada é preciso abdicar do prazer de comer doces? O chef José Avillez, com a ajuda da nutricionista Madalena Muñoz, mostra-nos que não precisa de fazer sacrifícios. José Avillez propõe-lhe receitas deliciosas de fácil confecção que pode experimentar em casa, acompanhadas da respectiva informação nutricional para que possa controlar as calorias que ingere.

As receitas estão divididas em 5 categorias: "Para o chá", "Bolos e Tartes", "Doces com fruta", "Doces de colher" e "Gelados e sorvetes".

Contracapa (clique para aumentar)
Contracapa (clique para aumentar)

Análise das receitas

Depois de desfolhar o livro pela primeira vez fiquei um pouco decepcionada...

O problema deste livro passa pela percepção que se tem à partida. Quando se ouve falar em "doces sem açúcar" vem logo à ideia doces para quem está a fazer dieta, baixos em calorias e até saudáveis.

Esta é uma percepção que o livro não desmente e até reforça em alguns aspectos. A nutricionista Madalena Muñoz analisa nutricionalmente as receitas e escreve o prefácio, donde retirei estas passagens:

Muitas destas sobremesas podem ser o elemento mais saudável da sua refeição!

Para quem se delicia com sobremesas feitas com o tradicional açúcar saiba que estas são igualmente boas mas com substancialmente menos calorias.

Isso em teoria é bonito, na prática não foi o que encontrei. O nível de calorias na sua maioria estava dentro do valores normais para uma sobremesa "normal" com açúcar. E até encontrei algumas aberrações que estão muito muito longe de serem "o elemento mais saudável da refeição".

Mas eu sou uma moça que não gosta de equívocos. Por isso, para ter a certeza do que estou a dizer, pus mãos-à-obra e fiz uma análise pormenorizada das receitas do livro.

Algumas conclusões a que cheguei:

  • Em média, as receitas têm 278 kcal e 18g de gordura<sup>1</sup>, por porção
  • 43% das receitas têm mais de 300kcal
  • O capitulo mais light é o de gelados com uma média de 119kcal e 2g de gordura
  • A receita mais calórica (Bolo de Chocolate e Amêndoa) chega aos 870kcal e 78g de gordura por porção.

1. Para terem a noção do que são 18g de gordura, 1 colher de sopa de manteiga tem 15g.

78 GRAMAS DE GORDURA NUMA SOBREMESA?! WHHAAAT?? Isto é mais de 100% da dose diária recomendada para uma mulher!!!!

Em termos calóricos, é preferível comer uma mousse de chocolate A Leiteira, com 103kcal e 4g de gordura, do que a maioria das receitas deste livro.

Gordura, a love story

O que estas receitas não têm em açúcar são compensadas em gordura sendo a média de gordura 18g o equivalente a 25% da dose diária recomendada.

Conclusão

Estas receitas até podem ser úteis para quem não pode comer açúcar. Mas não é isso o que à partida se espera, nem o que o livro diz. Nesse sentido, e porque estou a analisar o livro do ponto de vista dietético, não lhe posso dar uma nota positiva.

A única receita que tive interesse em experimentar foi a de pêras em calda de baunilha e laranja. Não cumpri a receita à letra mas ficou boa. Não há muito a dizer sobre pêras cozidas em calda...

O uso excessivo da gordura para compensar a ausência de açúcar destrói qualquer objectivo de encontrar receitas light ou até saudáveis.

Outra coisa que não gostei no livro foi do uso do chocolate Canderel em todas as receitas que usavam chocolate. Como é que um chef tão conceituado usa um chocolate tão intragável?!

Do mal o menos, só tenho que devolver o livro à biblioteca e a minha carteira ficou intacta.

Pode ver a minha análise nutricional completa, assim como a lista de receitas do livro, aqui.

Pontuação

Ficha técnica

  • Titulo: Doces sem Açúcar
  • Autor: José Avillez
  • Ano: 2008
  • Nr. Páginas: 160

Artigos Relacionados

Livro: Apetite Saudável de Gordon Ramsay

Livro: Apetite Saudável de Gordon Ramsay

Livro: Legumes sem Desculpas

Livro: Legumes sem Desculpas

Livro: The 4-Hour Chef

Livro: The 4-Hour Chef

llaollao: a Ilusão de um Gelado Saudável

llaollao: a Ilusão de um Gelado Saudável

Corpos Danone Mimos de Chocolate

Corpos Danone Mimos de Chocolate

Lista de calorias dos bombons de Natal

Lista de calorias dos bombons de Natal