Comer arroz e emagrecer: é possível?
Sim é possível. É possível comer de tudo e ao mesmo tempo emagrecer, desde que seja com peso e medida adequado ao que estamos a comer.
Se a tua perdição é mais a massa, também escrevi um artigo com truques e alternativas à massa.
Reduzir a quantidade de gordura
Não me canso de repetir: A gordura tem que ser medida à gota.
Deitar da garrafa directamente para o tacho é receita para desastre. Há quem use o azeite como se fosse água, mas está muito longe disso. 1 colher de sopa de azeite são 120 kcal. Uma maçã são cerca de 70kcal.
Na minha experiência, uma colher de chá de azeite por pessoa é o suficiente para fazer o refogado do arroz.
Não usar caldos
É uma prática muito comum nas casas portuguesas, juntar um cubo de caldo ao arroz. Torna o arroz mais apetitoso mas também introduz uma grande quantidade de sal, gordura e outras substâncias muito pouco saudáveis.
O arroz só temperado com sal, azeite e cebola/alho é igualmente bom. Na minha opinião até é melhor pois fica um com um sabor mais neutro que não se sobrepõe aos outros ingredientes.
A diferença não é tão grande assim e os benifícios são. Só é preciso um período de habituação e depois nem vais saber porque usavas os caldos para começar.
Se não consegues mesmo passar sem o caldo, experimenta fazê-los em casa com ingredientes naturais. Também é possível reduzir o caldo caseiro a cubos. Ambos podem ser congelados.
Introduzir legumes
Esta é a minha dica preferida.
Ao usar legumes no arroz aumenta-se imenso a variedade de sabores que podemos obter. Qualquer vegetal é apropriado e podemos introduzir vários diferentes para um perfil de sabores mais complexo.
O uso de vegetais aumenta muito o volume do arroz. Facilmente se consegue o dobro ou o triplo da quantidade com uma fracção das calorias.
Controlar a porção
O meu conselho é pesar sempre os hidratos de carbono (não apenas o arroz). É muito fácil abusar - "só mais uma colher", "vou ficar com fome se comer só isto", "parece-me pouco" e as calorias sempre a acumular. A balança é implacável, não dá margem para abusos.
As minhas porções de arroz são de 100g (já cozido). Mas a porção depende do objectivo diário de calorias de cada pessoa.
Fonte das imagens