Natas de soja para bater: São uma opção saudável?

Os produtos à base de soja parecem estar a aparecer por todo o lado - leite, tofu, natas, pão, bolachas, salsichas, margarina, óleo, sobremesas, etc. Muitos destes produtos são publicitados como sendo mais saudáveis que as suas versões "normais". Mas será que são todos assim?

Neste artigo vou avaliar as natas de soja para bater da marca Alpro. Outras marcas ou outras variedades de natas da mesma marca poderão ter ingredientes diferentes e devem ser avaliados separadamente pelas suas características especificas.

Alpro Soya natas para bater
Alpro Soya natas para bater

Vou começar por fazer uma pequena introdução à soja e depois vou passar para uma avaliação mais especifica destas natas para bater.

O que é a soja e porque é tão popular?

A soja é um grão originário do leste asiático. Tem uma alta percentagem de proteína comparado com outros grãos (36g em 100g). Por ser barata de produzir e processar, a soja é usada na confecção de diversos alimentos.

Devido ao seu alto teor de proteína, a soja e seus derivados são muito usados por quem faz uma dieta vegetariana, para compensar a ausência de proteína de origem animal.

Talvez por isso a soja tenha ganho uma certa "aura" de alimento saudável e a sua introdução em alguns alimentos processados sirva para colar essa "aura" aos produtos que a usam.

De que são feitas as natas de soja para bater Alpro?

De soja! Certo? Hum...

Vejamos a lista de ingredientes da Alpro Soya - Para Bater:

água, gordura vegetal hidrogenada, maltodextrina, açúcar, grãos de soja descascados (2%), emulsionantes (ésteres de sacarose de ácidos gordos, ésteres lácticos de mono e diglicéridos de ácidos gordos), sal marinho, aroma.

2% de grão de soja. Ok... fico a pensar: Se não incluíssem estes 2% de soja, que diferença faria no produto final? Será que só introduzem a soja para poderem dizer que as natas "são de soja" e para colocar na frente da embalagem em letras grandes "SOJA"? Não sei, mas fico com a sensação de que sim.

Mas este não é o maior pecado deste produto.

Segundo ingrediente em maior quantidade: gordura vegetal hidrogenada (GVH). Se nunca ouviste falar da GVH, imagina que se todas as gorduras fossem uma personagem do cinema, a GVH seria o Darth Vader.

Luke, sou a gordura trans e vou entupir as tuas artérias!
Luke, sou a gordura trans e vou entupir as tuas artérias!

As gorduras trans

As GVH, ou gorduras trans, são gorduras insaturadas muito pouco comuns na natureza. As que são usadas na industria alimentar são criadas artificalmente.

A GVH é extremamente barata e também têm outros benefícios de produção e conservação. Os produtores esfregam as mãos de contentes e usam-na em tudo o que precise de levar gordura.

No que toca à saúde a história é outra.

Os efeitos danosos das gorduras trans na saúde estão largamente provados pela comunidade cientifica. A Academia Nacional de Ciências Americana, que aconselha o governo Norte Americano e Canadiano em questões de nutrição pública, incluiu num relatório de 2002 o seguinte:

As gorduras trans não são essenciais e não lhes é conhecido nenhum beneficio para a saúde humana.

Os ácidos gordos trans são mais danosos à saúde coronária do que os ácidos gordos saturados.

Países como a Dinamarca, Islândia e Suiça já proibiram o uso das gorduras trans. E muitos outros estão no processo de regulamentar o seu uso.

Natas de soja vs. Natas tradicionais

Vejamos as informações nutricionais.

Valores por 100gNatas de soja para bater AlproNatas lácteas para bater Mimosa
Calorias278 kcal336 kcal
Gordura25.5 g35 g
Gordura saturada22.3 g23.6g
Proteína1.0 g2.0 g

Natas Alpro soya e Natas Mimosa
Natas Alpro soya e Natas Mimosa

As natas de soja têm bastante menos calorias e total de gordura. No entanto a quantidade de gordura saturada é equivalente.

Infelizmente a quantidade de gordura trans não é indicada.

A indicação de quantidade de gordura trans na tabela nutricional é facultativa (tal como a própria tabela).

Test-Drive

Se alguém tinha dúvidas sobre o meu empenho neste site, acho que ficam esclarecidas. Sim, eu provei as natas Darth Vader para escrever este artigo.

Em termos de sabor e preparação, são muito semelhantes às natas tradicionais.

Notei apenas uma pequena diferença de sabor. As natas de soja têm um sabor mais apagado, um pouco mais gorduroso. Enquanto que as natas tradicionais são mais cremosas e com um sabor mais semelhante ao leite (duh).

Veredicto

Pela tua saúde evita estas natas para bater. Ficas melhor servida se optares pelas natas lácteas.

Dá sempre uma olhadela pela lista de ingredientes dos produtos processados que consomes. Procura os termos "gordura vegetal hidrogenada" ou "gordura vegetal parcialmente hidrogenada".

Nem sempre a tabela nutricional traz esta informação, por isso ler a lista de ingredientes é a única forma de se saber ao certo.

Imagens

Referências

Artigos Relacionados

Análise de Óleo de Coco, Linhaça em Pó e Xilitol (Myprotein)

Análise de Óleo de Coco, Linhaça em Pó e Xilitol (Myprotein)

Weetabix - Análise

Weetabix - Análise

Bolachas, bolachas, bolachas

Bolachas, bolachas, bolachas

Análise de Produto: Barras Quest

Análise de Produto: Barras Quest

Queijo Light Terra do Vento (Lidl)

Queijo Light Terra do Vento (Lidl)

Análise: Pão Alemão Mestemacher Active 3

Análise: Pão Alemão Mestemacher Active 3