Devo comer Pão ou Ananás?

Mais uma questão de uma leitora.

Tento ter cuidado com a alimentação, encontrando-me ainda c excesso de peso (IMC de 29,3). Encontro-me neste momento a fazer uma dieta pobre em hidratos, comendo apenas uma fatia d pão de manha. Hoje encontro-me a fazer um curso, tendo trazido 3 rodelas de ananás natural sem açúcar adicionado para o lanche de meio da manha. Recebi uma espécie d reprimenda duma colega, visto que segundo ela o ananás tem demasiado açúcar rápido, dizendo que deveria comer pão e não o ananás. Durante o curso de medicina ouvi várias vezes que o ananás possui as chamadas calorias negativas, isto e, gasta mais calorias que as que possui para ser digerido, pelo que isto me deixou confusa. Qual é a melhor opção? Ananás ou pão?

Primeiro gostava de falar sobre as "calorias negativas". Os alimentos que são habitualmente associados às "calorias negativas" já são à partida muito baixos em calorias por isso são ideais numa dieta para perder peso. No entanto, não deixa de ser um conceito enganador.

Calorias negativas

Este conceito é relativamente popular no mundo das dietas. Comer e ainda perder calorias. O que mais podíamos pedir, certo?

No entanto este termo não tem nenhuma validade cientifica. E chega até a ser baseado numa interpretação incorrecta do efeito térmico da comida.

"As calorias perdidas ao extrair nutrientes já são consideradas no cálculo do efeito térmico da comida. Este efeito gasta aproximadamente 10% das calorias e em algumas comidas pode chegar a 20%. Isto significa que num talo de aipo com 10 calorias, 2 calorias são gastas para absorver 8."

Podes ler mais aqui e aqui.

Pão vs Ananás

Vamos começar por avaliar isto no sentido mais restrito da questão: a quantidade de calorias.

Perder peso passa por consumir menos calorias do que se gasta. Logo quanto menos calorias se consumir mais peso se vai perder.

Se as tuas 3 fatias de ananás pesarem 150g temos 75kcal. 1 fatia de pão de centeio com 40g tem 90 calorias. O ananás é melhor.

Mas uma dieta saudável não passa só por cortar em calorias. É preciso equilibrar a **quantidade **com a **qualidade **das calorias que comemos.

O ananás é muito mais rico em vitaminas e minerais do que o pão. Não tem gordura nem sal. 100g de ananás fornece 80% da dose diária recomendada de vitamina C, 5% de vitamina B6 e 3% de magnésio.

O ananás ganha novamente.

O ananás tem realmente mais açúcar. Mas este açúcar é natural e não refinado. A não ser que estejas a comer aos baldes de fruta todos os dias, não tens com o que te preocupar. Os benefícios da fibra, vitaminas e minerais da fruta compensam o açúcar. Depois é sempre agradável comer algo doce, e se tiver que ser alguma coisa que seja fruta.

Hidratos de carbono de absorção rápida vs lenta

O ananás tem hidratos de carbono de absorção lenta (e não rápida como a tua colega afirma). A velocidade de absorção dos hidratos carbono é medida pelo índice glicémico. Segundo esta tabela, a fruta tem açúcares de absorção lenta, o pão integral tem absorção média e o pão branco tem uma absorção rápida.

Mas não dês demasiada atenção ao índice glicémico pois, no mesmo alimento, o seu valor pode variar dependendo de vários factores. A resposta de cada pessoa também varia. Podes ler mais aqui.

Acho que com estes argumentos todos o ananás é o claro vencedor. Claro que isto não quer dizer que não devas comer pão. Um pouco de tudo com peso e medida.

Imagens

Artigos Relacionados

Como Estabilizar o Peso?

Como Estabilizar o Peso?

Como Criar um Plano Alimentar?

Como Criar um Plano Alimentar?

P&R: "Que dieta fazer para perder os quilos a mais?"

P&R: "Que dieta fazer para perder os quilos a mais?"

P&R: "Consegui perder 40kg mas agora estou a perder o controlo "

P&R: "Consegui perder 40kg mas agora estou a perder o controlo "

P&R: "Como posso perder os últimos 3kg?"

P&R: "Como posso perder os últimos 3kg?"

Uma banana na guerra contra os químicos na comida

Uma banana na guerra contra os químicos na comida