Sumos Biológicos do Dia Maçã e Laranja

Já tinha mencionado aqui no site a gama de produtos biológicos do Dia. Até fiz uma análise do muesli bio. Hoje vou analisar mais dois produtos desta gama: os sumos naturais de maçã e laranja.

Sumos Biológicos do Dia

Estes sumos são naturais e são feitos a partir de fruta cultivada em agricultura biológica (onde impacto do cultivo no ambiente é minimizado e o uso de pesticidas e fertilizantes sintéticos é altamente restringido).

Vêm em pacotes de 1 litro. O sumo de maçã custa €1,39 e o de laranja custa €1,99.

Sumo de Laranja: Lista de ingredientes e informação nutricional (clique para aumentar)
Sumo de Laranja: Lista de ingredientes e informação nutricional (clique para aumentar)

Sumo de Maçã: Lista de ingredientes e informação nutricional (clique para aumentar)
Sumo de Maçã: Lista de ingredientes e informação nutricional (clique para aumentar)

A lista de ingredientes não podia ser melhor. Um ingrediente em cada sumo.

Quanto às calorias acho que estão dentro do expectável. Numa pesquisa rápida pelas calorias em sumo de laranja fresco acabado de espremer encontrei 94 calorias por 200ml. Um pouco mais do que as 81 indicadas na embalagem. Possivelmente devido ao sumo não ter nenhuma polpa. Quando as laranjas são espremidas à mão à sempre uma boa quantidade de polpa no sumo.

Test Drive

Estes sumos são de excelente qualidade. Sem dúvida nenhuma o sabor é natural e delicioso.

O de maçã é especialmente bom, deixa os sumos de maçã "normais" de pacote a milhas de distância em termos de sabor. Depois de beber fico com uma sensação muito agradável e leve no estômago. Não tem açúcar adicionado, mas também não precisa. O açúcar natural da maçã é mais do que suficiente para criar um sumo muito agradável.

A única queixa que tenho é a curta validade que têm depois de abertos. E isto é uma queixa entre aspas, pois é perfeitamente normal um sumo sem conservantes não durar muito tempo.

O sumo de laranja, que é o que se estraga mais rapidamente, já comprei duas vezes. Das duas vezes ele estragou-se antes de acabar a embalagem. 3 ou 4 dias depois de aberto já está estragado. Na embalagem diz que deve ser consumido rapidamente depois de aberto. É pena não terem um pacote mais pequeno. Eu pessoalmente prefiro não comprar um produto quando sei que se vai estragar antes de o terminar.

O de maçã aguenta-se melhor, na embalagem diz que se deve consumir em 6 dias depois de aberto. Pela minha experiência aguenta-se um bocadinho mais, acabei com um pacote 8 dias depois de aberto e ainda estava bom.

Sumo de laranja
Sumo de laranja

Sumo de maçã
Sumo de maçã

Comparação com outros produtos

Em termos de preço (1,39 e 1,99) estes sumos estão dentro da faixa de preços dos sumos normais de pacotes. Não são os mais baratos, mas estão dentro do aceitável. Tendo em conta a qualidade do sumo, este preço é uma pechincha.

Se formos comparar com o preço de outros sumos biológicos, temos:

E estes foram os únicos exemplares de sumos biológicos que encontrei no continente e jumbo online. A fraca concorrência justifica um preço alto. No entanto, os sumos do Dia estão muito abaixo do praticado em outras marcas.

Veredito final

Estes sumos são deliciosos e naturais. Por estes preços acho muito difícil encontrar melhor qualidade em sumos embalados.

Como nota final, quero dizer que apesar de serem naturais e sem adição de açúcar, estes, tais como todos os sumos de fruta, devem ser consumidos com moderação. O processo de retirar o sumo da fruta descarta uma das partes boas da fruta: a fibra. E como podem ver na informação nutricional o nível de açúcar é bastante alto.

Prós

  • Sabor bom e natural
  • Excelente relação qualidade/preço

Contras

  • Devem ser consumidos rapidamente depois de abertos (especialmente o de laranja)
  • Alto nível de açúcares (normal para um sumo de fruta). Devem ser consumidos com moderação.

Pontuação final

Nota final

Este produto foi comprado por mim. Não tenho nenhuma relação com a marca. Lê mais sobre as políticas de análise de produtos deste site.

Artigos Relacionados

Weetabix - Análise

Weetabix - Análise

Análise: Gelatina Condi Mirtilo

Análise: Gelatina Condi Mirtilo

Fruut: Canela exótica

Fruut: Canela exótica

Bolachas de arroz Jardin Bio

Bolachas de arroz Jardin Bio

Fruut, uma maneira diferente de comer maçã

Fruut, uma maneira diferente de comer maçã

Sandwich Thins 8 Cereais

Sandwich Thins 8 Cereais