Análise: Iogurte Kefir

tinha falado brevemente sobre o kefir aqui no site. Chegou a altura de fazer uma análise mais detalhada sobre este iogurte.

Iogurte Kefir

O que é?

100g
Calorias63kcal
Hidratos de Carbono4.5g
Açúcar-
Proteína3.1g
Gordura3.6g

Informação na embalagem:

Kefir é um leite fermentado, 100% natural, produzido de forma artesanal, sem qualquer aditivo.

O kefir é uma bebida fermentada feita a partir de leite e de grão de kefir. Pode ser feito com qualquer tipo de leite (vaca, cabra, ovelha, etc) e até com substitutos de leite (soja, arroz, aveia) ou outras bebidas doces.

Grãos de kefir
Grãos de kefir

Os grãos de kefir são formados por uma colónia de diversas leveduras e bactérias (lactobacilos). Não se sabe quando e porquê se começou a usar este método de fermentação do leite, mas sabe-se que é um método muito antigo e que tem origem nas montanhas do norte do Cáucaso.

Lista de ingredientes e informação nutricional
Lista de ingredientes e informação nutricional

Por €1,89 pode-se comprar uma garrafa de 200g de kefir da marca So Natural. Existe em versão natural e de morango.

Para quem quiser introduzir o kefir na sua alimentação de forma mais permanente, existem grão de kefir que permitem fermentar o leite em casa. Neste caso podemos usar o tipo de leite que quisermos. Os grão de kefir, quando propriamente mantidos, têm uma duração ilimitada.

No Continente encontra-se à venda kefir em pó. Pelo que li, este "fermento" de kefir não é a mesma coisa que os grãos e não tem duração ilimitada. A sua duração vem indicada na caixa.

É mais vantajoso, para quem quiser fazer kefir em casa, arranjar os grãos. Não sei exactamente onde se compram, mas quem conhecer alguém que já faça kefir pode pedir a essa pessoa uma parte da sua cultura. Os grãos multiplicam-se naturalmente, pelo que quem já tem kefir até poderá ter interesse em dar parte da sua cultura, se esta se tornou muito grande.

Benefícios para a saúde

O kefir é um próbiotico muito potente que pode ajudar a proteger contra doenças gastro-intestinais. Também foi demonstrado que ajuda desenvolver uma melhor digestão da lactose em indivíduos com intolerância à lactose.

É uma fonte de vitamina K2 que tem um papel muito importante no metabolismo do cálcio. Ajudando o cálcio a ser depositado nos ossos e dentes. O kefir também é rico em cálcio, tornando esta bebida possivelmente benéfica para a saúde óssea.

Certos elementos do kefir podem contribuir para uma melhor saúde imunitária.

Test Drive

Vou começar por dizer que eu gosto de iogurte natural sem açúcar. Aliás, eu até prefiro os iogurtes mais ácidos.

Apesar disso, este kefir foi muito forte para mim. É extremamente ácido e forte. Eu até queria gostar mas não deu.

A meio tive de lhe ir juntar alguma coisa doce e com sabor. Lembrei-me de juntar geleia de frutos sem açúcar, para disfarçar o sabor. Nada feito... mesmo com 2 colheres de chá de geleia o sabor ainda era muito forte.

Conclusão

Apesar ser muito saudável, o kefir não é para toda a gente. O sabor é muito intenso. Pelo menos desta marca, que foi a única versão de kefir que experimentei. Mas pelo que li, é normal o kefir ter um sabor forte.

O preço não é convidativo a consumi-lo diariamente. No entanto, para quem arranjar os grãos e fizer kefir em casa, esta questão já não se põe.

Prós

  • Benefícios de saúde

Contras

  • Sabor extremamente forte e ácido
  • Preço (se comprar a bebida já feita)

Pontuação final

Imagens

Nota final

Este produto foi comprado por mim. Não tenho nenhuma relação com a marca. Lê mais sobre as políticas de análise de produtos deste site.

Artigos Relacionados

Análise: Pão Alemão Mestemacher Active 3

Análise: Pão Alemão Mestemacher Active 3

Bolachas Integrais Proalimentar vs NutriFibra Go Sésamo

Bolachas Integrais Proalimentar vs NutriFibra Go Sésamo

Muesli Bio Dia

Muesli Bio Dia

Iogurte Danio Mirtilo

Iogurte Danio Mirtilo

Barras de cereais Alpen Light - Chocolate e Fudge

Barras de cereais Alpen Light - Chocolate e Fudge

Óleo em spray Fula Spray&Go

Óleo em spray Fula Spray&Go