Caldo Knorr Natura de Galinha

2014/08/22

Os caldos "natura" são alegadamente mais saudáveis e naturais. Será que são mesmo?

Caldo Knorr Natura de Galinha

O que é?

Descrição no site:

Knorr® Natura é a solução ideal para apurar o sabor natural dos cozinhados, tornando-os mais ricos e saborosos. Feito a partir de ingredientes da mais alta qualidade, cuidadosamente escolhidos, lentamente fervidos de forma a produzir este novo, aveludado e saboroso caldo. Com uma consistência inovadora e naturalmente saborosa, é fácil e rápido de dissolver e perfeito para todos os tipos de aplicação.

1 Unidade
Calorias26.6
Hidratos de Carbono1.4g
Açúcar1g
Proteína0.7g
Gordura2g

Ingredientes: água, sal, gordura vegetal, açúcar, extracto de levedura, vegetais em quantidades variáveis (cenoura, alho francês e alho), gordura de galinha, aromas, espessantes (farinha de semente de alfarroba e goma de xantana), salsa, carne de galinha (0,2%), xarope de glucose, corantes (alfa e beta caroteno), amido modificado e especiarias.

Lista de ingredientes e informação nutricional (clique para aumentar)
Lista de ingredientes e informação nutricional (clique para aumentar)

Test Drive

Tenho que começar por dizer que eu nunca gostei muito de usar caldos pré-feitos na comida. O aspecto dos caldos em cubo é um bocado deprimente e ligeiramente assustador. O cheiro não ajuda.

Estes caldos natura têm um aspecto muito mais agradável e "natural". No entanto, no que toca ao cheiro são muito piores do que os cubos. Mal se abre a caixinha saí de lá um cheiro super forte e meio artificial a frango. Nada que abra o apetite.

Quanto ao uso na comida não tenho muito a dizer. É um caldo, faz o que um caldo deve fazer. Dá mais sabor. Em grande parte devido à alta quantidade de sal, mas disso falarei mais à frente.

O que realmente interessa nestes caldos é se realmente são melhores ou não do que os cubos de caldo tradicionais. Vamos passar à comparação.

Comparação com os caldos tradicionais

Para comparação vou usar um caldo que tinha aqui em casa, o Knorr Económico.

Preferia comparar com outro caldo de galinha, mas infelizmente a Knorr não facilita a lista de ingredientes nem informação nutricional de nenhum caldo no site. Portanto este vai ter que servir.

Lista de ingredientes e informação nutricional (clique para aumentar)
Lista de ingredientes e informação nutricional (clique para aumentar)

Ingredientes

Na embalagem do caldo natura aparece destacada a informação "sem conservantes, nem corantes artificiais". No caldo em cubo a mesma informação também aparece, só que mais escondida. Ou seja, isto não é algo especial nos caldos natura. Apenas está mais destacado na caixa.

Segue-se uma comparação pormenorizada dos ingredientes entre os dois caldos. Na coluna da direita estão todos os ingredientes do caldo natura ordenados por quantidade. Na segunda coluna estão os ingredientes do caldo em cubo correspondentes (por serem iguais ou cumprirem a mesma função).

água--
salsalEstes caldos deviam chamar-se caldos de sal visto que é o ingrediente "activo" número 1
gordura vegetalgordura de palma, gordura de palma totalmente hidrogenadaNo caldo em cubo temos uma descrição mais pormenorizada dos ingredientes usados. No caldo natura aparece apenas "vegetal" como descritivo da gordura. Não sabemos a sua origem nem se é hidrogenada ou não.
açúcardextroseA dextrose é um tipo de açúcar
extracto de leveduraextracto de levedura-
vegetais em quantidades variáveis (cenoura, alho francês e alho)couve-
gordura de galinha--
aromasintensificador de sabor (glutamo monossódico, guanilato e inosinato dissódicos)Este é o ingrediente que me preocupa mais. "aromas"... ok. Aromas de quê? Naturais ou artificiais? Sou levada a concluir que são artificiais, senão eles não teriam nenhum problema em indicá-lo na embalagem.
espessantes (farinha de semente de alfarroba e goma de xantana)-O espessante é usado para dar consistência gelatinosa ao caldo. Sem ele o caldo seria liquido. Ou seja, é um ingrediente desnecessário, apenas usado para "embelezar" o produto.
salsa--
carne de galinha (0.2%)carne de galinha (0.2%)-
xarope de glucosexarope de caramelo-
corantes (alfa e beta caroteno)--
amido modificadoamido-
especiariascurcuma-
-antioxidante (extractos de rosmaninho)-

Como é possível ver na tabela, os ingredientes de um e outro têm uma correspondência muito próxima. No caldo natura vemos dois ingredientes usarem nomes mais genéricos (gordura vegetal, aromas), talvez para mascarar as verdadeiras características do produto.

Informação Nutricional

Olhando para a informação nutricional por 100g de produto vemos que o caldo natura tem menos de metade das calorias e gordura.

Mas há um facto muito importante a ter em conta nestes valores. Apesar de uma unidade de caldo de cada variedade corresponder ao mesmo volume de caldo preparado (500ml), os seus pesos não são os mesmos.

Como o caldo natura tem adição de água, o peso de cada cubo aumenta, não alterando a informação nutricional. Ou seja, para obtermos a mesma quantidade de caldo preparado (500ml) precisamos de usar mais caldo natura (em peso).

Por isso mesmo é que os caldos natura são muito maiores do que os cubos. Um caldo natura pesa 28g e um caldo em cubo pesa 12g.

Vamos ter que calcular a informação nutricional do caldo em cubo por unidade, para termos uma comparação justa entre ambos.

1 Unidade caldo knorr económico
Calorias30
Hidratos de Carbono0.8g
Açúcar0g
Proteína1.2g
Gordura2.4g

*Também converti a quantidade de sal para quantidade de sódio

Vamos rever os valores do caldo natura, por unidade: 26.6kcal, 1.4g hidratos de carbono, 1g de açúcar, 2g de gordura, 2380mg de sódio.

Apesar de o caldo natura ser ligeiramente melhor, os valores são muito próximos entre ambos.

Sódio / Sal

O ingrediente em maior quantidade em ambos os caldos é o sal (tecnicamente no natura aparece água como primeiro ingrediente, mas como a água não tem influência nutritiva vamos ignorá-la).

O caldo natura tem menos sal (menos 284mg por unidade). No entanto, esta só é uma boa qualidade em comparação com o caldo em cubo.

Na verdade, ambos os caldo têm sódio suficiente para cobrir o consumo diário recomendado de um adulto de uma acentada.

Mesmo que se use um caldo numa refeição para 4 pessoas, estamos a consumir 1/4 do sal que devemos comer num dia inteiro apenas num pedacinho de caldo.

Veredicto final

Este caldo natura é um óptimo exemplo de como basta um "makeover" estético para se vender gato por lebre. Senão vejam, entre os dois tipos de caldos as listas de ingredientes são muito semelhantes e a informação nutricional também. A única diferença está no aspecto do produto e no marketing que é feito.

Mesmo depois de ter feito esta pesquisa toda, continuo, instintivamente, a associar o caldo natura a algo mais "saudável", pelo seu aspecto, pelo nome e pelo marketing na embalagem. Racionalmente eu sei que não é, mas a minha percepção instintiva diz me o contrário.

Na minha perspectiva, isto torna o produto ainda mais perigoso. Porque parece mais saudável, mas não é.

Prós

Em termos de saúde, não encontro nenhum benefício em usar estes caldos.

Contras

  • Excesso de sal
  • Não têm vantagens claras em relação aos cubos tradicionais
  • A lista de ingredientes contem ingredientes misteriosos ("aroma")

Imagens

Pontuação final

Nota final

Este produto foi comprado por mim. Não tenho nenhuma relação com a marca. Lê mais sobre as políticas de análise de produtos deste site.

Artigos Relacionados

Alpro Bebida de Amêndoa

Alpro Bebida de Amêndoa

Frubis Ananás: Pedaços de fruta desidratada

Frubis Ananás: Pedaços de fruta desidratada

llaollao: a Ilusão de um Gelado Saudável

llaollao: a Ilusão de um Gelado Saudável

Corpos Danone Mimos de Chocolate

Corpos Danone Mimos de Chocolate

Veegs: Legumes Desidratados

Veegs: Legumes Desidratados

Análise de Óleo de Coco, Linhaça em Pó e Xilitol (Myprotein)

Análise de Óleo de Coco, Linhaça em Pó e Xilitol (Myprotein)