Lasanha de Frango Saudável (Baixa em Calorias)

Esta lasanha de frango é muito saborosa e económica em calorias.

Para isso usei frango em vez de vaca, juntei muitos vegetais e só usei 2 folhas de lasanha, para não abusar dos hidratos de carbono. Espero que gostem da ideia.

Gosto de preparar esta receita em quantidade e congelar em porções, para aqueles dias em que não dá ou não apetece cozinhar. Ao usar-se recipientes descartáveis também facilita a limpeza, o que dá sempre jeito.

Em vez de comprar comidas congeladas cheias de sal e gordura, tento ter sempre algumas refeições caseiras e saudáveis pré-feitas no congelador. Quando tenho tempo ao fim-de-semana, dedico-me a cozinhar receitas deste género.

Lasanha de Frango Saudável

Receita para: 2 porções

Ingredientes

  • 1 perna de frango (cozido ou assado), desfiado 2 folhas de massa de lasanha seca
  • 1 colher de chá de azeite
  • 1/4 de cebola picada 1/2 pimento, em cubinhos
  • 1/4 de chávena de milho (congelado ou de lata)
  • 1/2 cenoura, em cubinhos
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de farinha
  • 200ml de leite magro frio
  • 2 colheres de sopa de parmesão ralado
  • sal qb
  • pimenta qb
  • tomilho seco qb
  • piri-piri qb (opcional)

Preparação

  1. Coza as folhas de lasanha em água a ferver temperada com sal durante 3 a 4 minutos. Prefiro cozer as folhas, mesmo as que indicam na embalagem que estão prontas a usar, acho que o resultado final é melhor. Mas pode preparar as folhas como preferir, ou como indicar na embalagem.
  2. Numa frigideira aqueça o azeite e junte os vegetais, cebola, cenoura, milho e pimento cozinhe em lume médio até os vegetais amolecerem. Não deixe dourar. Tempere com sal, pimenta e tomilho seco.
  3. Junte o frango e a polpa de tomate. Mexa e deixe cozinhar por mais 2 a 3 minutos ou até secar. Não queremos uma lasanha aguada.
  4. Vamos fazer o bechamel. Num tachinho derreta a manteiga, junte a farinha e mexa. Deixe cozinhar 1 minuto. Junte o leite. Mexa bem para dissolver a farinha. Quando ferver vai começar a engrossar. Tempere com sal e pimenta. Esteja atenta e mexa sempre para não torrar nem ficar com grumos. Quando estiver bem grossinho retire.
  5. Agora só falta montar a lasanha. Unte uma travessa de ir ao forno com azeite. Coloque uma folha de lasanha. Por cima vai a mistura de frango e vegetais. Cubra com a segunda folha de lasanha. Regue com o bechamel e polvilhe com o parmesão. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, de preferência na função de grill. Deixe gratinar, cerca de 10 a 15 minutos.

Congelação

Esta receita pode ser congelada. Para isso coloque deixe a lasanha arrefecer, depois de montada, e leve ao congelador (em vez de ir ao forno).

Para cozinhar leve directamente do congelador ao forno e cozinhe por cerca de 30 a 40 minutos, até ter aquecido completamente.

Para facilitar a congelação (e depois a preparação e limpeza) eu gosto de usar os recipientes de aluminio descartáveis que se vêm nas fotos. São práticos e não ocupam muito espaço no congelador. Poderá encontra-los nos supermercados ou em lojas de produtos de cozinha.

Informação Nutricional

1 Porção
Calorias344
Hidratos de Carbono32g
Açúcar8g
Proteína23g
Gordura15g

Artigos Relacionados

Chilli de Peru

Chilli de Peru

Empadas de Carne Light

Empadas de Carne Light

Chilli

Chilli

Lasanha Vegetariana

Lasanha Vegetariana

Falafel no Forno

Falafel no Forno

Hambúrgueres Gregos de Frango

Hambúrgueres Gregos de Frango