A Coca-Cola pede-lhe que tire o rabo da cadeira

"E se nos levantarmos da cadeira?" Esta é a questão que coloca o anuncio da Coca-Cola que tem andado a passar na TV (se ainda não viu, veja em cima).

Depois de nos últimos anos os refrigerantes serem considerados, por muitos especialistas de saúde, um dos motores do crescimento da taxa de obesidade, a Coca-Cola decidiu incitar as pessoas a levantarem-se da cadeira.

Para eles, o problema não é a quantidade excessiva de açúcar nos refrigerantes nem as quantidades exorbitantes que estão a ser bebidas, mas antes as pessoas que não querem tirar o rabo da cadeira. Resumindo, em vez de beberem Coca-Cola com moderação, bebam-na aos garrafões e depois vão correr a maratona.

Esta maneira de pensar é ideal para a empresa, por um lado coloca toda a responsabilidade da obesidade do lado do consumidor e por outro deixa subentendido que as pessoas podem continuar a beber muita Coca-Cola (desde que se levantem da cadeira). Win-win para a Coca-Cola.

O consumidor não tem a última palavra?

Sim e não.

Sim, no final do processo, é o consumidor que compra a lata de refrigerante. Mas antes disso muitos factores contribuíram para essa decisão.

A Coca-Cola gasta 2.9 mil milhões de dólares (2.2 mil milhões de euros) em publicidade por ano. Só para terem uma ideia isto é mais do que a Microsoft e a Apple gastam em publicidade, em conjunto.

Ao longo das últimas décadas os tamanhos das garrafas de refrigerantes (e dos copos nos restaurantes) têm vindo a aumentar a uma velocidade furiosa. Este aumento muda a percepção que as pessoas têm do que é uma "dose normal" de bebida.

Em 1955, o McDonalds Americano designava por "Bebida Grande" um copo de 210ml. Hoje em dia, uma "Bebida Grande" designa um copo de 950ml - isto é quase 1 litro de bebida para uma única refeição.

Evolução no tamanho das bebidas. Fonte da imagem: Slate.com
Evolução no tamanho das bebidas. Fonte da imagem: Slate.com

Só como referência, o estômago humano médio tem uma capacidade de 1 litro.

Eles estão a promover a actividade física, isso não é bom?

Promover a actividade física é óptimo, dizer às pessoas para se levantarem da cadeira é apenas condescendente.

É verdade que o número de horas que passamos sentados por dia aumentou, mas isso é porque as pessoas cada vez mais trabalham atrás de uma secretária. Eles sugerem que trabalhemos de pé?

Eles não querem que voçê tenha um estilo de vida saudável, apenas querem vender mais refrigerantes e não serem acusados de fazerem parte do problema da obesidade. Claro que eles não apontam uma pistola à cabeça de ninguém para que bebam Coca-Cola, mas também não podem simplesmente sacudir a chuva do capote e atirar as culpas todas ao consumidor.

E voçê, o que acha do anúncio? Concorda comigo ou tem uma opinião diferente? Gostava de saber as vossas opiniões, podem deixá-las em baixo ou na página do Facebook do site.

Referências

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