4 Dicas para Comer Saudável sem Gastar Muito Dinheiro

Seguem-se algumas dicas para quem quer poupar algum dinheiro nas mercearias.

Quais são os teus truques para poupar? Deixa as tuas dicas em baixo, nos comentários.

1. Controla o teu orçamento

Para reduzir custos primeiro precisamos de saber ao certo quanto gastamos por mês em mercearias. A partir dai podemos determinar se o que gastamos é demasiado e quanto exactamente é que queremos gastar no máximo por mês (o nosso orçamento).

Se não sabes ao certo quanto gastas por mês em mercearias, está na hora de começares a apontar os teus gastos, pelo menos durante um mês inteiro. Para este efeito podes usar:

  • um bloco de notas,
  • uma app no telemóvel (esta é a que eu uso),
  • ou simplesmente guarda todos os recibos de compras e soma tudo no final

Agora tens de decidir se estás ou não a gastar demais e quanto gostarias de estar a gastar. Tens que definir um orçamento.

No mês seguinte volta a controlar os teus gastos, mas desta vez vai somando as parcelas à medida que vais comprando.

É importante saberes a cada dia do mês quanto dinheiro ainda sobra no teu orçamento.

Nunca vais conseguir cumprir um orçamente se não saber ao certo quanto já gastaste.

No fim do mês se ainda tiveres dinheiro em sobra no orçamento podes usá-lo para comprar algo especial. Isto ajuda a manter a motivação para cumprir o orçamento.

2. Gasta os restinhos do fundo do armário antes de comprar artigos novos

Faz um inventário da tua cozinha. Esvazia os armários da despensa, frigorífico e congelador. Coloca de parte todos aqueles produtos que estavam esquecidos no fundo do armário ou que já não usas à muito tempo, que estão a ocupar espaço e de que te queres ver livre.

Faz uma lista destes produtos e tenta incluí-los na tua ementa. Se não souberes exactamente o que fazer com um produto, pesquisa por receitas na Internet.

É sempre tentador experimentar um produto novo, um artigo especial, algo diferente para variar a alimentação. O problema é que muitas vezes esses produtos são usados uma vez e acabam esquecidos no armário. Sempre que fores comprar algo assim pensa se, realisticamente, esse produto é algo que vais usar com frequência, pelo menos uma vez por semana. Considera sempre a relação preço / quantidade de uso.

Não compres várias versões do mesmo alimento. No supermercado há mil e uma variações de massa, arroz, feijão, molhos, etc. Escolhe uma ou duas versões de cada e não compres outros diferentes antes de acabares os que tens em casa.

3. Planeamento

Não gastar demais também passa por comprar apenas o que precisamos.

Prepara uma ementa semanal ou mensal. Começa sempre a criação da ementa com a ideia de gastar os produtos que já tens em casa.

A partir dessa ementa cria uma lista de compras.

Nunca vás às compras sem uma lista.

No supermercado compra só o que tens na lista. (Excepção: uma boa promoção num produto que uses com frequência).

4. Aproveitar promoções e a época dos alimentos

Lê os folhetos dos supermercados em casa e com calma, aponta os artigos que te interessam. Os folhetos estão todos disponíveis online, e existem blogs focados em publicar todas as promoções disponíveis. Por exemplo, eu sigo este.

Compara os preços dos artigos em promoções entre diferentes supermercados (pode ser feito facilmente nos sites). Compara o preço com outros produtos semelhantes de marca branca. Compara sempre o preço por unidade ou por peso para determinar se uma promoção vale mesmo a pena

Também é importante não nos deixarmos levar por uma promoção. Por vezes um artigo está tão barato que não resistimos comprar. Eu tento perguntar-me sempre "Eu compraria este produto se não estivesse em promoção?", se a resposta for "não" prefiro gastar o meu dinheiro em algo que me faça realmente falta.

Aproveita os vegetais e fruta em época que são, normalmente, mais baratos. Lista de alimentos em época.

Imagens

Artigos Relacionados

Livro: The 4-Hour Chef

Livro: The 4-Hour Chef

Quantos mililitros/gramas tem uma chávena?

Quantos mililitros/gramas tem uma chávena?

Como descongelar rápidamente carne picada

Como descongelar rápidamente carne picada

Como congelar claras de ovo

Como congelar claras de ovo

7 Receitas para Limpar o Frigorífico

7 Receitas para Limpar o Frigorífico

7 Sopas Saudáveis Para Aquecer o Inverno

7 Sopas Saudáveis Para Aquecer o Inverno