Tudo o que precisa saber sobre o açúcar

Sabe o que é exactamente o açúcar? Sabe os efeitos que tem no seu corpo? Sabe que existem diferentes tipos de açúcar? E sabe que o açúcar é viciante?

Pode encontrar estas informações e muitas outras no artigo "Why Sugar is Worse than Darth Vader", em inglês. É um artigo bastante extenso, mas muito interessante, sobre o açúcar e os seus efeitos. Fica a sugestão para uma leitura de fim-de-semana.

Se não tiverem tempo para ler, deixo-vos alguns excertos que achei interessantes.

Sobre o aumento do consumo de açúcar

Em 1822 os Americanos consumiam 45g de açúcar a cada cinco dias, a quantidade de açúcar numa lata de coca-cola. Em 2012 os Americanos consumem 756g de açúcar a cada cinco dias, ou 59 QUILOS por ano.

Os perigos do açúcar

Para alem de o deixar gordo, o consumo de açúcar foi associado a vários outros crimes, incluindo contribuir para um aumento da probabilidade de ter obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, demência, degeneração macular (perda de visão em idosos), insuficiência renal, doença renal crónica e pressão alta.

O açúcar não é o único criminoso

Os nossos corpos processam outros tipos de hidratos de carbono de forma muito semelhante ao processamento do açúcar. (...) Investigadores em Harvard descobriram que comidas como pão branco, batatas fritas e outros hidratos de carbono simples têm efeitos quase idênticos no nosso nível de açúcar no sangue aos da glucose.

Sobre a disseminação do açúcar em tudo o que comemos

As empresas começaram a disfarçar o açúcar que adicionam à comida, para que não seja tão aparente a quantidade de açúcar que vai ser consumido. (...) É obrigatório por lei a listar os ingredientes por ordem de quantidade usada. Ao dividir a quantidade de açúcar na comida em dois ou três tipos diferentes de açúcar (e chamarem-lhes nomes diferentes), fazem com que o açúcar apareça muito mais abaixo na lista de ingredientes.

O famigerado xarope de milho rico em fructose (XMRF)

Infelizmente, parece que o XMRF, apesar de ao nível molecular ser semelhante ao açúcar, não afecta o corpo da mesma forma que o açúcar comum. Um estudo recente da Universidade de Princeton concluiu que ratos com acesso a XMRF ganharam quantidades significativamente maiores de peso do que ratos com acesso a açúcar de mesa, mesmo quando o seu consumo calórico era o igual. (...) Consumo a longo prazo de XMRF leva a um ganho anormal de gordura corporal, especialmente no abdomén, e a um aumento da gordura no sangue (triglicerídeos ou triglicéridos).

Leia mais no artigo do site Nerd Fitness: "Why Sugar is Worse than Darth Vader"

Imagem de Adam Mulligan

Artigos Relacionados

Como comer massa e fazer dieta: truques e alternativas

Como comer massa e fazer dieta: truques e alternativas

Descubra os queijos que PODE comer para perder peso

Descubra os queijos que PODE comer para perder peso

Comestíveis: Morangos

Comestíveis: Morangos

7 Receitas para Limpar o Frigorífico

7 Receitas para Limpar o Frigorífico

7 Sopas Saudáveis Para Aquecer o Inverno

7 Sopas Saudáveis Para Aquecer o Inverno

Desconto no site Clube do Zero (só no Brasil)

Desconto no site Clube do Zero (só no Brasil)