Qual é o Melhor Plano de Exercícios Para Estabilizar o Peso?
Mais uma questão de uma leitora.
Tenho a seguinte dúvida: quem faz exercício físico em casa deve fazer um plano semanal (2ª 30' step, 3ª 30' corrida...) e segui-lo, por exemplo, três meses ou é melhor ir variando todos os dias os exercícios, de acordo com a nossa disponibilidade? O meu objetivo é conseguir estabilizar o peso.
Não acho que haja nenhuma vantagem em termos de resultados entre repetir uma rotina semanal ou fazer um exercício diferente todos os dias. No segundo caso até temos uma grande desvantagem, que é o trabalho acrescido de criar uma rotina nova todo o santo dia.
O que interessa é fazermos alguma actividade física com frequência regular e com um bom nível de dificuldade, seja ela qual for.
A meu ver o que é realmente importante, para além de nos comprometermos a fazer exercício regularmente é:
- estar concentrada durante o exercício e dar o máximo
- ir aumentando o nível de dificuldade a cada 3 ou 4 meses (ou quando sentirmos que está fácil demais)
Qual é o interesse de perder tempo da nossa vida a fazer exercício, e não usar esse tempo o melhor possível? Ás vezes estamos cansadas, a pensar nos nossos problemas e não apetece. Mas é mais fácil se olharmos para exercício como uma oportunidade para desligar dos problemas e nos concentrarmos em nós próprias. Um treino com um nível de esforço elevado ajuda a aliviar o stress. Não só isso como também ajuda imenso à auto-estima, superando os nossos limites, fazer mais uma flexão, correr mais um quilómetro, dão uma sensação de sucesso e satisfação que depois transportamos para o nosso dia-a-dia.
Quanto ao treino em si recomendo ir intercalando treino de cardio (seja corrida, zumba, step, saltar à corda, etc) com treino de força (GAP, treino funcional, musculação, etc).