Porque comemos demais no Natal e como evitá-lo

2013/12/09

Comer demais na ceia Natal é provavelmente a tradição mais repetida em todos os lares do primeiro mundo.

E como podemos evitá-lo? Com uma refeição farta em proteína (bacalhau ou peru), gordura (azeite), e hidratos de cabono (batatas e arroz)? E não ficamos por aqui, seguem-se mil e uma sobremesas para agradar a todos os gostos. Como o Natal é só uma vez por ano queremos petiscar um <strike>bocadão</strike> bocadinho de tudo, certo? Mesmo quando já estamos a abarrotar, não conseguimos resistir a só mais uma rabanada.

Porque comemos demais?

O canal do YouTube ASAP Science explica como funciona o processo de fome e saciedade no organismo.

Quando o estômago está vazio é libertada uma hormona que estimula a fome e que indica ao cérebro que devemos comer. Quando o estômago fica cheio essa hormona pára de ser produzida e uma outra hormona é libertada que diz ao cérebro para parar de comer.

Embora este mecanismo funcione correctamente nos humanos actualmente, há outros factores em jogo que levam as pessoas a comer, mesmo depois de se sentirem saciadas.

Esta teoria explica que como as comidas altamente energéticas (com muita gordura, hidratos de carbono e açúcares) eram muito escassas no início da evolução humana, o nosso organismo evolui para as desejar, ultrapassando mesmo o mecanismo de fome/saciedade do corpo.

Como os homens das cavernas não sabiam quando era a próxima vez que iam encontrar um alimento altamente energético o melhor que podiam fazer era regalarem-se com toda a comida que encontrassem. Mas como hoje em dia só temos que ir ao supermercado para encontrar todos os alimentos que necessitamos, este desejo por comidas calóricas está a tornar-nos gordos.

Como evitar comer demais no Natal?

Como podemos calar o nosso instinto de homens-das-cavernas quando temos à nossa frente a maior e melhor refeição do ano? Seguem-se algumas dicas.

Vegetais > proteínas > hidratos de carbono

Sirva-se por ordem! Primeiro encha metade do prato com vegetais, depois uma porção de proteína e só por último as batatas e arroz, e tente deixar o mínimo de espaço possível para estes últimos.

Converse, converse e converse mais um bocadinho

Não se esqueça que a ceia de Natal é para conviver com a família, use isso a seu favor. Passe a maior parte do tempo a conversar e nos intervalos dê umas garfadas.

Se puder, tente sentar-se ao lado de alguém que é um bom ouvinte mais do que um bom falante. Assim voçê pode fazer a maioria da conversa.

Quando der por isso a refeição já terminou e voçê não comeu mais do que devia.

Sirva-se apenas uma vez

Vá mentalizada que só vai comer um prato. Encha o seu prato com a refeição principal e faça-o só uma vez. Quando estiver a servir-se pense para si mesma: "É só isto que vou comer".

Um prato para as sobremesas

Avalie todas as sobremesas disponíveis e escolha as que quer por no seu prato. Faça isto com a consciência de que apenas vai comer o que couber nesse prato.

Não coma logo tudo de uma vez, vá comendo e conversando, assim terá sempre algo para comer o resto da noite.

Tenha um amigo como plano de emergência

Se puder combine com alguém para não a deixar comer mais do que um prato. Assim tem uma salvaguarda caso a sua força de vontade desapareça ao ver a travessa de leite-creme.

Referências

Fonte das imagens:

Artigos Relacionados

O maior erro que pode cometer na seia de Natal (e como evitá-lo)

O maior erro que pode cometer na seia de Natal (e como evitá-lo)

Evite os quilos extra no Natal fazendo exercício extra no dia anterior

Evite os quilos extra no Natal fazendo exercício extra no dia anterior

Natal: Um Guia de Sobrevivência

Natal: Um Guia de Sobrevivência

5 Verdades Sobre a Celulite

5 Verdades Sobre a Celulite

P&R: "Consegui perder 40kg mas agora estou a perder o controlo "

P&R: "Consegui perder 40kg mas agora estou a perder o controlo "

11 mentiras que dizemos a nós próprias e que nos impedem de perder peso

11 mentiras que dizemos a nós próprias e que nos impedem de perder peso