Livro: Legumes sem Desculpas

Neste livro de 2008 o mediático *chef *Henrique Sá Pessoa juntou-se ao também mediático Dr. Póvoas para criarem um livro de receitas focadas nos legumes.

O chef Henrique Sá Pessoa fornece as receitas e escreve parte do prefácio.

Quando falamos de um livro de legumes temos tendência a pensar em algo sem sabor, um livro de dietas, e a verdade é que não tem que ser assim.

chef Henrique Sá Pessoa

O Dr. Fernando Póvoas contribui para o livro com vários textos onde explica como se deve comer bem e a importância dos vegetais na alimentação. O livro contém uma tabela extensa e muito útil onde associa diversos sais minerais e vitaminas aos legumes. Em várias receitas há uma secção onde o médico explica melhor os benefícios de um dos legumes usados.

Quais são as desculpas mais frequentes para não se comer legumes? Não gosto, sabe mal, alface não puxa carroça, desde criança que não suporto couve, não sei receitas que levam legumes, demoram muito tempo a cozinhar, compro e depois estraga-se tudo no frigorífico... a imaginação é muita e as desculpas não faltam.

Dr. Fernando Póvoas

As receitas

Este não é um livro direccionado para dietas de emagrecimento. É um livro de receitas saudáveis cujos ingredientes principais são os legumes (desde os espinafres às batatas). Apesar de não se focar na perda de peso as receitas são, na sua maioria, apropriadas para alguém que procura emagrecer.

Nenhuma receita traz informação nutricional. Mas esse também não é o objectivo do livro.

Queijo ricotta assado no forno com legumes bebé
Queijo ricotta assado no forno com legumes bebé

O livro divide-se em 7 secções:

  • Canapés e cocktails - para quem gosta de ter pouco trabalho
  • Sopas - até para quem não gosta de sopa
  • Sanduíches - para preguiçosos
  • Saladas frescas - até para os que não sabem fazer uma salada
  • Legumes - para os apressados
  • Legumes para as crianças - que dizem sempre "não gosto"
  • Sumos, batidos e sobremesas - para os dias mais azedos

Com um total de 71 receitas.

As receitas são todas acessíveis. Uma ou outra utilizam um ingrediente mais exótico (tahini, creme fraiche, horseradish sauce, por exemplo), mas não são produtos impossíveis de encontrar ou até poderão ser substituídos por outros.

Sobremesas, o capítulo mais fraco

A secção menos interessante e que parece ter sido menos trabalhada é a dos sumos e sobremesas.

A receita de sumo de maçã, cenoura e gengibre, por exemplo, diz para liquidificar 2 maçãs, 8 cenouras e 2 fatias de gengibre. Estas quantidades resultam na porção de "1 sumo". 1 sumo é um copo, um jarro, um garrafão? É um bocado confuso, e não quero correr o risco de estragar 8 cenouras e 2 maçãs para saber ao certo. O mesmo problema passa-se com todas as outras receitas de sumos.

Apesar das sobremesas incluírem vegetais (courgete, abóbora e brócolos, por exemplo), não poupam no açúcar nem na gordura, o que é um ponto negativo.

Conclusão

Este foi um livro que me atraiu bastante. As receitas são todas muito interessantes e apresentam formas muito variadas de comer os legumes.

Requisitei-o na biblioteca e apontei algumas receitas que me interessaram mais. Mas é um livro que, sem dúvida, vale a pena comprar e usar bastante. Principalmente pela temática dos legumes e pela originalidade das receitas. Os legumes são sempre desprezados nos nossos pratos - ou são cozidos demais, ou são só a saladinha de alface, tomate e cebola para decorar, ou estão escondidos no meio do estufado (umas cenourinhas e ervilhas tristonhas). Este livro põe os vegetais no centro do palco.

Pontuação

Ficha técnica

  • Titulo: Legumes Sem Desculpas - Receitas Deliciosas Para Uma Alimentação Equilibrada
  • Autor: Henrique Sá Pessoa, Fernando Póvoas
  • Preço: 20€
  • Ano: 2008
  • Nr. Páginas: 160

Artigos Relacionados

Livro: Apetite Saudável de Gordon Ramsay

Livro: Apetite Saudável de Gordon Ramsay

Livro: Doces sem Açúcar de José Avillez

Livro: Doces sem Açúcar de José Avillez

Livro: The 4-Hour Chef

Livro: The 4-Hour Chef

Salada de Bife de Peru Panado com Pimentos Grelhados

Salada de Bife de Peru Panado com Pimentos Grelhados

Caril Vegetariano de Batata Doce

Caril Vegetariano de Batata Doce

Sopa Light de Lentilhas e Batata

Sopa Light de Lentilhas e Batata