Livro: Apetite Saudável de Gordon Ramsay

O desbocado chef Gordon Ramsay conta, na sua extensa bibliografia (21 livros), com um livro de receitas saudáveis, "Gordon Ramsay's Healthy Appetite".

Mais um livro que requisitei na biblioteca.

Na contracapa:

Nós somos o que comemos - e todos queremos ser saudáveis e estar em forma. Gordon Ramsay - o chef de 3 estrelas sempre em forma, corredor de maratonas e apresentador de TV cheio de energia - é um grande divulgador da comida saudável e da boa forma física. Na 3ª série televisiva de The F Word congregou os pratos mais saborosos que estão em total sintonia com a forma como queremos comer hoje em dia.

Receitas e conteúdo

Mas abro a primeira página do livro deparo-me com estes créditos: "comida por Mark Sargeant", "textos de Emily Quah", "fotografia de Lisa Barber". O que raio é que o Gordon Ramsay fez neste livro afinal?

Pelos vistos só deu o nome e a cara (e escreveu o prefácio). Ele realmente está meio escondido na capa... deve ser por isso.

Truque para me manter saudável? Faço exercício enquanto a minha equipa escreve os meus livros
Truque para me manter saudável? Faço exercício enquanto a minha equipa escreve os meus livros

O livro conta com 125 receitas divididas por 10 capítulos:

  • Pequeno-almoço saudável
  • Brunch/almoço saudável
  • Almoço de trabalho saudável
  • Almoço de domingo saudável
  • Grelhados saudáveis
  • Jantares saudáveis
  • Crianças saudáveis
  • Festas saudáveis
  • Sobremesas saudáveis
  • Essenciais saudáveis

As fotos e o design são bons
As fotos e o design são bons

Define saudável

Quero aqui deixar bem claro que este não é um livro de dietas. Quem me conhece sabe que não acredito em dietas loucas. Porém acredito que posso preparar e servir comida saudável se, pôr em causa o gosto e o sabor, nem mudar drasticamente o meu estilo de cozinhar.

Gordon Ramsay

Pelo prefácio e pelas receitas do livro é bastante claro que o objectivo do livro é apresentar receitas com ingredientes simples, de origem natural e sazonais. Nada de ingredientes processados e reduzindo a gordura. Esta é a definição de saudável que encontro no livro.

Para mim saudável é algo que potencia a saúde. Que ajuda o corpo a funcionar melhor, a ser mais forte e resistente. E nem sempre este livro adere a essa definição.

Nomeadamente, a secção de sobremesas está repleta de pratos bem açúcarados. O açúcar é um ingrediente não-processado e natural, no entanto não é saudável. Estudo atrás de estudo tem demonstrado os malefícios do açúcar para a saúde. Até mais do que a gordura, que até à poucos anos era o Satanás das dietas saudáveis.

As receitas de salgados eram, na maioria, bastante interessantes para quem quer levar um estilo de vida mais saudável. Não necessariamente para quem quer perder peso.

Este batido só leva 1 colher de sopa de açúcar!
Este batido só leva 1 colher de sopa de açúcar!

É um bom livro de receitas. É um mau livro de dieta saudável. O grande problema está nas sobremesas. Publicitar tanto açúcar como saudável é estar a enganar as pessoas, e isso não posso deixar passar.

Apesar dos salgados serem relativamente saudáveis, não posso recomendar este livro a quem quer perder peso. É também nesse sentido que vai a má pontuação que atribuí de 2 estrelas.

Pontuação

Ficha técnica

  • Titulo: Apetite Saudável
  • Autor: Gordon Ramsay
  • Preço: 26,50€
  • Ano: 2012
  • Nr. Páginas: 256

Artigos Relacionados

Livro: Legumes sem Desculpas

Livro: Legumes sem Desculpas

Livro: Doces sem Açúcar de José Avillez

Livro: Doces sem Açúcar de José Avillez

Livro: The 4-Hour Chef

Livro: The 4-Hour Chef

Alpro Bebida de Amêndoa

Alpro Bebida de Amêndoa

Frubis Ananás: Pedaços de fruta desidratada

Frubis Ananás: Pedaços de fruta desidratada

llaollao: a Ilusão de um Gelado Saudável

llaollao: a Ilusão de um Gelado Saudável