Mini Pepitas de Chocolate

Depois de muita frustração por não haver em Portugal mini-pepitas de chocolate (pelo menos não a preços decentes nem com chocolate de boa qualidade) decidi por mãos à obra e fazê-las eu mesma. Não deve ser assim tão difícil, certo?

Embora encontrem-se pepitas de tamanho normal no supermercados, são muito grandes para os meus objectivos. Quero ter o máximo de sabor de chocolate usando o mínimo de chocolate possível. E só com mini-pepitas é que consigo isso.

Tive a brilhante ideia de fazê-las eu. Mal eu sabia o que me esperava...

Decidi começar com 50g de chocolate negro. "Experimento só com um bocadinho de chocolate, despacho isto num instante e vejo como é que fica"... pois este instante transformou-se em mais de uma hora dobrada sobre uma mesa a soltar pepitas.

Quando meia hora depois de começar já tinha uma folha de papel vegetal cheia de pepitas, as costas doridas e o saco de chocolate ainda parecia estar na mesma, pensei que tinha sido tudo um grande erro...

Olhando agora para trás, não estou arrependida de ter feito e provavelmente vou voltar a fazer. Agora já sei o que me espera e posso me preparar melhor. Fazer uns alongamentos ou coisa assim....

Agora também já sei alguns truques que aprendi no processo. As minhas dicas estão todas na descrição da receita.

O resultado ficou bom e as pepitas são muito úteis para usar em iogurtes, panquecas, salada de frutas ou até bolachas (como manda a tradição).

Mini Pepitas de Chocolate

Ingredientes

  • chocolate (eu usei 50g de chocolate negro)

Preparação

  1. Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria. Se derreter no micro-ondas cozinhe por 30 segundos, depois em intervalos de 10 em 10 segundo e mexa sempre que parar.
  2. Coloque dentro um copo um saco de plástico limpo (usei daqueles de congelação). O excesso de plástico deve ficar de fora. Faça com que um dos cantos inferiores do saco fique no fundo do copo.
  3. Verta o chocolate derretido para dentro do saco.
  4. Aguarde que o chocolate arrefeça, até ficar mais pastoso do que liquido. Poderá demorar ainda vários minutos.
  5. Disponha uma folha de papel vegetal sobre uma superfície lisa. As pepitas vão ter que ficar a secar nesta superfície por isso escolha um sitio que não vá usar durante uma ou 2 horas. Vai precisar de uma superfície grande, maior do que inicialmente imagina.Mesmo só com 150g de chocolate fiquei com a mesa da cozinha quase toda ocupada.
  6. Faça um pequeno corte num dos cantos inferiores do saco (no que ficou junto ao fundo). Faça o corte o mais pequeno possível para fazer pepitas mesmo pequeninas.
  7. Enrole o topo do saco para que o chocolate fique todo ligeiramente pressionado contra a ranhura no fundo.
  8. Pressione levemente o chocolate com as mãos e comece a distribuir as pepitas pelo papel. Disponha as pepitas em linhas horizontais começando no lado do papel mais distante de si.
  9. Deixe solidificar durante pelo menos 30 minutos, e verifique se as pepitas que fez por último estão sólidas antes de as guardar. Quanto mais quente estiver o ambiente mais difícil vai ser de solidificar. Por isso esta não é uma receita ideal para se fazer no verão.
  10. Guarde num recipiente fechado.

Artigos Relacionados

Maçã Cozida

Maçã Cozida

Caldo de Galinha Caseiro e Natural

Caldo de Galinha Caseiro e Natural

Puré de Abóbora Multiusos

Puré de Abóbora Multiusos

Ovos Estrelados sem Gordura

Ovos Estrelados sem Gordura

Cebola Caramelizada

Cebola Caramelizada

Tomate Seco no Forno

Tomate Seco no Forno