Tomate Seco no Forno

O tomate seco pode ser usado para dar sabor a molhos, estufados, assados, etc.

Já se encontram à venda no supermercado, mas são caros e vêm sempre em conserva de azeite ou óleo. Eu dispenso a gordura por isso experimentei fazer o tomate seco em casa.

Guardo o tomate seco no congelador sem problema.

Este processo não é trabalhoso mas é demorado. O tomate tem de ficar várias horas no forno a baixa temperatura. Se aumentarmos demasiado a temperatura o tomate queima (eu no fim do processo já estava um pouco farta, aumentei a temperatura e acabei por esturricar um bocadinho o tomate...)

Tomate Seco no Forno

Ingredientes

  • Tomates (a variedade que quiser, mas cereja e chucha são mais recomendados)
  • sal qb
  • pimenta qb
  • ervas aromáticas secas e/ou frescas (oregãos, rosmaninho, tomilho)

Preparação

  1. Corte os tomates em tiras finas e todas iguais. Para cozinharem mais rapidamente e todos ao mesmo tempo. 1.Remova todas as sementes que conseguir. Isto também vais acelerar o processo de secagem visto que as sementes são praticamente só água. 1.Disponha num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal sem sobrepor as tiras de tomate umas com as outras. 1.Tempere com sal. 1.Coloque um pano de cozinha sobre as tiras de tomate. Coloque algo pesado por cima (tachos, pratos, etc). Aguarde 15 minutos. Isto vai forçar mais água a sair do tomate o que vai tornar a secagem mais rápida. 1.Leve ao forno a 120°C até as tiras estarem secas e enrugadas nas bordas e deixarem de soltar liquido. A secagem deve demorar 4 a 6 horas.

Artigos Relacionados

Alho para barrar no pão

Alho para barrar no pão

Molho de Tomate Light

Molho de Tomate Light

Caldo de Galinha Caseiro e Natural

Caldo de Galinha Caseiro e Natural

Cebola Caramelizada

Cebola Caramelizada

Maçã Cozida

Maçã Cozida

Massa Integral de Pizza

Massa Integral de Pizza