Como Fazer Ghee em Casa

2014/07/30

Podes já ter ouvido falar em ghee, ou manteiga clarificada. É uma gordura feita à base de manteiga e é originária da Índia. Está a tornar-se popular e até já a vi ser usada em programas culinários portugueses.

500g de ghee custa €8,05 no El Corte Inglés. Ouch.

Uma breve pesquisa na Internet revelou que o ghee pode ser facilmente feito em casa com manteiga sem sal.

Com 500g de manteiga sem sal conseguimos obter um pouco menos de 500g de ghee, por uns incríveis €2,88 e 40 minutos de trabalho (básico).

Porquê usar ghee?

Existem vários benefícios de saúde atribuídos ao ghee, no entanto nenhum foi claramente identificado em estudos científicos.

O ghee, basicamente é a gordura da manteiga quando lhe retiramos os sólidos do leite. Isto confere ao ghee algumas propriedades interessantes: Pode ser consumido pela maioria dos intolerantes à lactose (a lactose e a caseína são descartadas)Tem um ponto de fumo (temperatura em que a gordura se queima) muito mais elevado do que a manteigaPode ser guardado à temperatura ambiente sem se estragar. (no entanto eu guardo o meu no frigorífico)

Eu pessoalmente, decidi fazer o ghee só para experimentar. Pelo que li tem um sabor diferente da manteiga, com aroma a nozes. E se vou usar uma gordura, prefiro usar uma com mais sabor.

Depois de experimentar não posso dizer que tenha sentido grande diferença em termos de sabor. Mas eu uso muito pouquinho de cada vez, em geral 1 colher de chá ou menos.

No entanto é, para mim, uma óptima alternativa ao azeite. Eu não gosto muito do cheiro do óleo alimentar por isso (e porque é mais saudável) prefiro usar azeite. Mas em algumas coisas o azeite tem um sabor forte demais e nesses casos vou passar a recorrer ao ghee.

Ghee

Receita para: cerca de 250g

Ingredientes

  • Manteiga sem sal (usei 1 pacote de 250g)*

Preparação

  1. Leve a manteiga ao lume médio num tachinho.
  2. Quando derreter reduza para lume brando e deixe ferver suavemente durante 20 a 40 minutos. O tempo de cozedura depende do nível de "caramelização" que pretende. Quanto mais tempo ficar mais intenso o sabor e a cor. Eu optei pelos 30 minutos. Opcionalmente, pode retirar a espuma que se forma à superfície durante a cozedura. Algumas receitas recomendam fazê-lo, outros não. Eu não fiz e correu tudo bem.
  3. Retire do lume e deixe arrefecer até estar morno. Passe o ghee por um coador forrado com um filtro de café ou uma folha de papel vegetal. Pode demorar algum tempo mas seja paciente. Transfira o ghee para um recipiente com tampa.
  4. Segundo o que li, o ghee pode ser mantido à temperatura ambiente e dura vários meses. Pelo sim, pelo não, eu guardo o meu no frigorífico ;)

Notas

  • Tem que ser obrigatóriamente manteiga sem sal. O sal interfere com o processo de separação da gordura.

Informação Nutricional

1 colher de chá
Calorias45
Hidratos de Carbono0g
Açúcar0g
Proteína0g
Gordura5g

Artigos Relacionados

Caldo de Galinha Caseiro e Natural

Caldo de Galinha Caseiro e Natural

Puré de Abóbora Multiusos

Puré de Abóbora Multiusos

Ovos Estrelados sem Gordura

Ovos Estrelados sem Gordura

Cebola Caramelizada

Cebola Caramelizada

Maçã Cozida

Maçã Cozida

Tomate Seco no Forno

Tomate Seco no Forno