Iogurte Magro Caseiro (sem iogurteira)

À semana como todos os dias iogurte e a minha preferência vai para o iogurte natural grego (magro). Mas também porque como muitas vezes, rapidamente me canso e gosto de experimentar variedades diferentes.

Já falei aqui no site de vários iogurtes:

Agora experimentei fazer o meu próprio iogurte em casa. O meu objectivo é fazer um iogurte cremoso, tipo grego. Mas isto nem sempre é fácil, depende do tipo de leite usado, do iogurte, etc.

Também é essencial para mim usar leite magro, o que torna o processo de engrossar o iogurte mais complicado.

Encontrei este artigo com várias dicas de como engrossar o iogurte. Já experimentei vários métodos de preparação diferentes, em seguida falo da minha experiência com cada um deles.

Dicas para fazer iogurte em casa

Pasteurização do leite. O leite do dia (o que está na zona dos refrigerados) resulta num iogurte muito mais grosso. O leite "normal" UHT (ultra pasteurizado) sofre um processo que mata muitas das bactérias presentes no leite e que são essenciais no fabrico do iogurte e por isso o iogurte final é mais liquido.

Gelatina em pó para engrossar. Uma vez usei gelatina para engrossar o iogurte. Não gostei do resultado. A gelatina ficou mal distribuída e alguns bocados ficaram muito sólidos e outros muito líquidos.

Leite magro em pó para engrossar. O uso de 1/2 chávena de leite em pó por cada litro de leite também ajuda a engrossar substancialmente o iogurte. Os resultados são comparáveis ao uso do leite do dia. Gostei deste método e é o que uso mais frequentemente.

Filtragem do iogurte. Este é o mesmo processo que usei na receita de iogurte grego em caseiro. Só que ao fazer-se um litro de leite, temos que coar 1 litro de iogurte. É um processo chato e demorado, mesmo se se usar um coador grande.

Escolha do iogurte de iniciação. Para se fazer iogurte é preciso usar uma pequena porção de iogurte já feito. As bactérias deste iogurte vão se multiplicar e transformar o leite em iogurte. Já experimentei com algumas marcas diferentes. Tive sucesso com o iogurte natural Danone e o Puur Natur iogurte bio natural. Fracasso total com o iogurte grego magro do Lidl.

Iogurte de iniciação depois da primeira vez. Na primeira "fornada" de iogurte usa-se um iogurte comprado, dai para a frente pode-se usar uma porção da "fornada" anterior para iniciar o iogurte seguinte. Se não fizer iogurte com muita frequência, pode congelar o iogurte para iniciação seguinte sem problema.

Controlo da temperatura. Embora a medição da temperatura possa ser feita a "olho" eu prefiro usar um termómetro para controlar os diferente passos do processo. Isto é um processo demorado e não quero perder tempo (nem estragar leite e iogurte) porque não acertei nas temperaturas. Quem tiver um termómetro, recomendo que o use.

Iogurte Magro Caseiro

Receita para: cerca de 1 litro

Ingredientes

  • 1 litro de leite magro
  • 1 iogurte natural
  • 1/2 chávena de leite magro em pó (opcional)

Preparação

  1. Aquecer o leite num tacho em lume brando/médio até atingir os 90°C. Mexer frequentemente.
  2. Retirar do lume e deixar o leite arrefecer até aos 45°C. Mexer ocasionalmente.
  3. Tire uma chávena do leite e misture com o iogurte. Dilua bem o iogurte.
  4. Juntar esta mistura ao restante leite e mexer.
  5. Tape o tacho e embrulhe-o num cobertor ou numa toalha. Coloque num sitio com temperatura amena/quente, sem correntes de ar (eu coloco dentro do forno desligado).
  6. Deixe fermentar cerca de 8 horas. A temperatura ideal para a fermentação é 40°C. Se o tacho estiver bem embrulhado e num sitio adequado vai manter a temperatura durante várias horas.
  7. Guarde o iogurte no frigorífico num recipiente fechado. Consumir no prazo de um mês.

Notas

Não incluí informação nutricional nesta receita porque depende dos ingredientes usados.

Artigos Relacionados

Pães ingleses (English Muffins)

Pães ingleses (English Muffins)

Waffles Maçã-Canela

Waffles Maçã-Canela

Queques Saudáveis de Maçã e Pêssego

Queques Saudáveis de Maçã e Pêssego

Waffles de Requeijão

Waffles de Requeijão

Queques Light de Chocolate e Cerejas

Queques Light de Chocolate e Cerejas

Queques de Abóbora Light

Queques de Abóbora Light