Iogurte Magro Caseiro (sem iogurteira)
À semana como todos os dias iogurte e a minha preferência vai para o iogurte natural grego (magro). Mas também porque como muitas vezes, rapidamente me canso e gosto de experimentar variedades diferentes.
Já falei aqui no site de vários iogurtes:
- Kefir
- Iogurte natural Dia
- Como fazer iogurte grego em casa
- Iogurte Mocaccino
- Iogurte grego magro do Lidl
- Iogurte grego 0% Mevgal
Agora experimentei fazer o meu próprio iogurte em casa. O meu objectivo é fazer um iogurte cremoso, tipo grego. Mas isto nem sempre é fácil, depende do tipo de leite usado, do iogurte, etc.
Também é essencial para mim usar leite magro, o que torna o processo de engrossar o iogurte mais complicado.
Encontrei este artigo com várias dicas de como engrossar o iogurte. Já experimentei vários métodos de preparação diferentes, em seguida falo da minha experiência com cada um deles.
Dicas para fazer iogurte em casa
Pasteurização do leite. O leite do dia (o que está na zona dos refrigerados) resulta num iogurte muito mais grosso. O leite "normal" UHT (ultra pasteurizado) sofre um processo que mata muitas das bactérias presentes no leite e que são essenciais no fabrico do iogurte e por isso o iogurte final é mais liquido.
Gelatina em pó para engrossar. Uma vez usei gelatina para engrossar o iogurte. Não gostei do resultado. A gelatina ficou mal distribuída e alguns bocados ficaram muito sólidos e outros muito líquidos.
Leite magro em pó para engrossar. O uso de 1/2 chávena de leite em pó por cada litro de leite também ajuda a engrossar substancialmente o iogurte. Os resultados são comparáveis ao uso do leite do dia. Gostei deste método e é o que uso mais frequentemente.
Filtragem do iogurte. Este é o mesmo processo que usei na receita de iogurte grego em caseiro. Só que ao fazer-se um litro de leite, temos que coar 1 litro de iogurte. É um processo chato e demorado, mesmo se se usar um coador grande.
Escolha do iogurte de iniciação. Para se fazer iogurte é preciso usar uma pequena porção de iogurte já feito. As bactérias deste iogurte vão se multiplicar e transformar o leite em iogurte. Já experimentei com algumas marcas diferentes. Tive sucesso com o iogurte natural Danone e o Puur Natur iogurte bio natural. Fracasso total com o iogurte grego magro do Lidl.
Iogurte de iniciação depois da primeira vez. Na primeira "fornada" de iogurte usa-se um iogurte comprado, dai para a frente pode-se usar uma porção da "fornada" anterior para iniciar o iogurte seguinte. Se não fizer iogurte com muita frequência, pode congelar o iogurte para iniciação seguinte sem problema.
Controlo da temperatura. Embora a medição da temperatura possa ser feita a "olho" eu prefiro usar um termómetro para controlar os diferente passos do processo. Isto é um processo demorado e não quero perder tempo (nem estragar leite e iogurte) porque não acertei nas temperaturas. Quem tiver um termómetro, recomendo que o use.
Iogurte Magro Caseiro
Ingredientes
- 1 litro de leite magro
- 1 iogurte natural
- 1/2 chávena de leite magro em pó (opcional)
Preparação
- Aquecer o leite num tacho em lume brando/médio até atingir os 90°C. Mexer frequentemente.
- Retirar do lume e deixar o leite arrefecer até aos 45°C. Mexer ocasionalmente.
- Tire uma chávena do leite e misture com o iogurte. Dilua bem o iogurte.
- Juntar esta mistura ao restante leite e mexer.
- Tape o tacho e embrulhe-o num cobertor ou numa toalha. Coloque num sitio com temperatura amena/quente, sem correntes de ar (eu coloco dentro do forno desligado).
- Deixe fermentar cerca de 8 horas. A temperatura ideal para a fermentação é 40°C. Se o tacho estiver bem embrulhado e num sitio adequado vai manter a temperatura durante várias horas.
- Guarde o iogurte no frigorífico num recipiente fechado. Consumir no prazo de um mês.
Notas
Não incluí informação nutricional nesta receita porque depende dos ingredientes usados.